Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Como criar metas alcançáveis na sua empresa para 2021?

Postado por Paulo de Morais, sócio diretor da Razem Gestão Empresarial em 08/01/2021 em Artigos

Para chegar em qualquer lugar que se deseja, é preciso planejar. A ideia não é segredo para ninguém, mas criar metas alcançáveis é um passo essencial nesse processo.

Afinal, sabemos que estabelecer metas e objetivos representa o impulso inicial para programar o que uma empresa deseja alcançar no próximo ano.

Todos desejam o crescimento do negócio, e primeiro é preciso criar metas alcançáveis, que devem incluir desde passos menores, como aumentar o fluxo de acessos de um blog, até os passos mais largos, como a abertura de filiais.

Para isso, é preciso seguir um método bem estruturado e planejado para criar metas que realmente façam sentido dentro da estratégia do seu negócio.

Por que criar metas na sua empresa para 2021?

O ato de criar metas serve como um impulso para empreendedores de qualquer tamanho e setor, e essas metas estabelecem o caminho a ser seguido no próximo ano.

Antes de tudo, pense nos seus objetivos. Isso mesmo, objetivos são diferentes de metas. Entenda em que pontos você deseja avançar em seu negócio. Se faça as seguintes perguntas:

  • Quanto eu quero crescer?
  • Por quê?
  • Quais são minhas prioridades?
  • Tenho a real possibilidade de atingir esses objetivos?

Por exemplo, você pode estabelecer o objetivo de aumentar as vendas em 20%, fidelizar e aumentar a base de clientes, aumentar a equipe de vendedores, investir em ferramentas inteligentes de gestão e também em marketing.

Depois que os seus objetivos estiverem bem desenhados, é preciso desenvolver a trajetória para alcançá-los, ou seja, as metas.

Uma meta deve ser concreta, real e prática. E um plano deve ser traçado para atingi-la. Se não, em vez de incentivo, ela pode se tornar desmotivação.

É no momento de criar metas que informações como lucros e investimentos devem ser bem analisadas, considerando todo o ano de 2020, que foi desafiador, e onde se pretende chegar considerando a saúde financeira futura do negócio.

Como criar metas alcançáveis?

Não existe uma regra única para criar metas alcançáveis na sua empresa. Por isso, podemos encontrar diferentes maneiras de fazer isso. O mais importante é estabelecer onde se quer e onde se pode chegar. Como foi dito, se esses pontos não representarem a realidade, podem minar a motivação de crescimento da empresa.

Claro que a definição de metas não assegura que elas serão atingidas. Mas, sem elas, o risco é maior ainda, pois pode se chegar a um lugar bem longe do desejado.

Aqui, irei mostrar um pouco mais sobre o Método SMART, que é simples e, ao mesmo tempo, assertivo.

Este método auxilia a fixar os parâmetros fundamentais para o planejamento de 2021 de sua empresa. A seguir, veja como funciona.

Método SMART

O Método SMART é utilizado para auxiliar na definição de metas alcançáveis e pode ser usado pela equipe de gestão de qualquer negócio. O termo SMART é uma abreviação das seguintes palavras: Specific, Measurable, Achievable, Revelant e Time-based.

  • Specific. Seja específico

Para que um objetivo se torne mais tangível e seja transformado numa meta fundamentada na realidade, é importante que ele seja específico.

Isto é, não basta pensar “quero o crescimento do meu negócio”. É preciso especificar o que isso significa para a empresa. Assim, pense em termos práticos. Por exemplo, “dentro de um ano, quero que a minha base de clientes frequentes cresça X%”, ou “em 2021, quero que o meu site receba X visitas por mês, X% mais que em 2020”.

  •  Measurable. A meta precisa ser mensurável

Quando as metas são mensuráveis, é possível acompanhar o processo ao longo do ano, e perceber a necessidade de possíveis mudanças de rota rapidamente.

Por isso, é importante fundamentar-se em números e informações mensuráveis, que podem ser acompanhadas por toda a equipe responsável pela gestão durante 2021. É preciso criar métricas para acompanhar a evolução de metas, para elas serem realmente alcançáveis.

  • Achievable. Defina metas atingíveis

De novo, reforçamos a importância de ser realista. Se não, o caminho poderá ser o da frustração. E uma equipe desmotivada pode não alcançar o que foi pré-estabelecido.

Além disso, metas irreais representam perda de tempo e de recursos. É preciso ter um profundo conhecimento do negócio, assim como do mercado em que se atua e da concorrência para, então, entender o que é possível alcançar com base na realidade.

  • Relevant. Seja relevante

Quanto mais relevante for a meta, mais motivação pode gerar nos envolvidos. Ninguém gosta de perder tempo com o que é pouco importante.

Criar metas alcançáveis também significa definir metas relevantes para o negócio. É preciso entender o que de fato deve ser realizado ao longo do percurso para o objetivo final. Para definir a relevância, entenda como a empresa será impactada pela meta e se é o momento oportuno para colocá-la em prática.

  • Time-based. Defina prazos

Definir prazos para as metas significa que elas precisam ser temporais, ou seja, estabeleça um tempo específico para sua realização. Se não, pouco adianta seguir todos os passos anteriores se os prazos não forem estabelecidos e cumpridos. Este passo estimula a equipe a se empenhar em atingir as metas dentro do tempo esperado.

Além de seguir todos os passos do Método SMART para criar metas alcançáveis, também é importante manter todo o time envolvido neste planejamento, tanto no momento de definição, como do acompanhamento.

Defina os responsáveis por cada uma dessas metas e mantenha as equipes realistas, revendo e adequando os passos de cada um dos times. Valorize o trabalho das equipes para que a motivação siga em alta. Reforce que todos saem ganhando quando toda a empresa se envolve em criar metas, e mais ainda quando elas são alcançadas.

Postado por Paulo de Morais, sócio diretor da Razem Gestão Empresarial em 08/01/2021 em Artigos