Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Como a implementação de um ERP traz controle à realidade industrial

Postado por Thiago Leão em 12/05/2023 em Artigos

Compartilhar:

Seja para pequenas, médias ou grandes indústrias, o ERP é uma solução indispensável para negócios modernos que buscam a excelência em seus processos 

Thiago Leão é Diretor Comercial da Nomus

Imagem: Thiago Leão - Diretor Comercial da Nomus

O setor industrial é um dos mais complexos em termos de gestão, uma vez que envolve diversas etapas produtivas e áreas distintas da empresa, sem contar as variações que impactam o setor, como volatilidade no preço das matérias primas e diferentes regras fiscais. Para enfrentar os desafios do mercado e garantir a eficiência da produção, a tecnologia tem se mostrado uma grande aliada. E o ERP é uma das ferramentas mais poderosas para centralizar processos e tornar a gestão industrial mais assertiva. 

Os sistemas de gestão integrada são ferramentas que possibilitam um controle eficiente e integrado de processos industriais. Ao centralizar informações de toda a empresa em uma única ferramenta e automatizar as rotinas operacionais, o ERP fortalece o controle na realidade industrial, evitando erros e retrabalhos causados por intervenção manual, administrando custos e aumentando a produtividade.  

Com essa tecnologia, é possível padronizar processos, gerenciar estoques, cotar com os melhores fornecedores, planejar a produção, controlar a qualidade, indicar a manutenção de equipamentos e muitas outras possibilidades no PCP (Planejamento e Controle de Produção). A implementação de um ERP é, portanto, um ponto de virada para a governança das organizações do setor, pois oferece dados precisos para a tomada de decisão da liderança e para as ações da equipe. O sistema é capaz, ainda, de identificar ou antecipar gargalos e possíveis problemas que possam afetar o andamento no PCP, permitindo que os gestores tomem medidas preventivas e corretivas de forma rápida e eficaz.  

O ERP ajuda ao padronizar os processos industriais 

A padronização de processos ainda é um desafio importante a ser vencido para algumas empresas, principalmente no setor industrial. A falta de uniformidade nos procedimentos pode levar a erros de produção, atrasos na entrega de produtos e serviços, perda de qualidade, inconformidades regulatórias e aumento de custos. E, sobretudo, pode afetar a percepção do cliente sobre a marca. É nesse contexto que um ERP para a indústria se destaca, já que permite a criação de um sistema de gestão integrado e padronizado, garantindo que todos os departamentos trabalhem de maneira alinhada e eficiente.  

Você conhece o perfil do Portal ERP no Instagram? Clique aqui e participe. Nos acompanhe também no LinkedIn.

Dessa forma, o ERP industrial contribui para a otimização dos processos, a redução de desperdícios e a melhoria contínua da empresa como um todo. Este sistema permite, ainda, o gerenciamento dos estoques com atualização em tempo real, evitando ruídos quanto à disponibilidade, e garantindo a quantidade correta de matéria-prima e insumos na hora certa. A produção também pode ser planejada de forma automatizada, considerando a capacidade produtiva da empresa, a demanda dos clientes e os prazos de entrega.

Controle dos custos: como ser verdadeiramente preciso?

Indo além, o ERP é uma solução que permite que as indústrias estimem e controlem seus custos de produção de maneira precisa. Ao integrar diferentes áreas da empresa, o software oferece uma visão ampla dos processos de produção e mão de obra envolvida, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega do produto. O cálculo dos custos dos produtos é feito de forma automatizada, levando em consideração todos os custos que impactam a fabricação, como da matéria-prima, da mão de obra, dos equipamentos e da energia.  

Além disso, a apuração de homem/hora, entre outros custos, também pode ser realizada, permitindo que as indústrias identifiquem o tempo de produção necessário para cada produto. Com isso, é possível gerenciar seus recursos de maneira mais assertiva, dentre outras aplicações na área de custeio. Com essas informações atualizadas e em fácil alcance, os gestores podem tomar decisões mais embasadas e buscar soluções para reduzir custos, aumentando a competitividade e a lucratividade da empresa. 

Gestão com rastreabilidade avançada 

 Na indústria, o ERP é como uma lente de aumento que propicia uma perspectiva ampliada e precisa de todos os processos empresariais. Com sua capacidade de integração de dados, o sistema permite que cada etapa do processo produtivo seja monitorada e rastreada. A rastreabilidade é importante não apenas para cumprir exigências dos órgãos de regulamentação do setor, mas também para dar à empresa a localização exata e a jornada percorrida no processo de fabricação, um tipo de informação relevante para diferentes situações. Isso fornece uma gestão com rastreabilidade avançada dos processos, fortalecendo o controle sobre a qualidade e a eficiência da produção.  

Para concluir, o ERP se apresenta como uma solução tecnológica indispensável para as indústrias modernas que buscam alcançar a excelência em seus processos produtivos, independente do porte da empresa. Ao integrar dados e proporcionar uma visão abrangente e precisa de toda a cadeia de produção, a solução possibilita que as empresas exerçam um controle avançado sobre seus processos, diminuindo as probabilidades de erros e maximizando a eficiência da produção, além de oferecer relatórios e projeções que ajudam no estabelecimento de ações estratégicas. 

*Thiago Leão é Diretor Comercial da Nomus, empresa especializada no desenvolvimento de sistemas para excelência na gestão de indústrias. Engenheiro Mecânico pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).?

 

Saiba mais:

Postado por Thiago Leão em 12/05/2023 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.