filtros avançados

Busca simples


Busca Avançada

Cloud Analytics gera valor aos negócios e está cada vez mais presente na tomada de decisão

Postado por Sergio Topfstedt, CEO & Founder, LEEGA Consulting Europe em 11/06/2019 em Artigos

Investir em Cloud Analytics é trazer para sua empresa uma estrutura completa de análise e otimização de desempenho preparada para machine learning, IoT, etc

Em um cenário cada vez mais competitivo entre as empresas ao redor do mundo, a velocidade na análise de dados é primordial para a tomada de decisão. As tecnologias de analytics já estão transformando a maneira de trabalhar há algum tempo. Qualidade dos dados assim como o rápido acesso aos mesmos, passa também a ser um importante ponto de atenção dos gestores. Segundo o Gartner, até 2023, mais de 80% das estratégias de dados e analytics gerarão impacto e mudanças na estruturação das equipes pela necessidade de gerar valor aos negócios com dados. Dados é algo monetizável um verdadeiro “Asset” financeiro.

No início da década acreditava-se que a tecnologia de cloud poderia levar aplicações de analytics a um novo nível desde que os serviços baseados em nuvem pudessem suportar volumes massivos de dados e fornecê-los de modo consistente para as empresas. Atualmente poucos são os que duvidam da capacidade de processamento em nuvem. Se empresas como o Google podem fornecer um console de game como serviço, sem que o usuário precise adquirir um hardware, parece seguro afirmar que qualquer sinal de desconfiança ante o cloud não faz mais sentido.

Visando gerar valor, os dados devem ser coletados, armazenados e analisados por um sistema capaz e confiável. O ambiente de Cloud Analytics permite então que o gestor se concentre apenas nas análises, ao invés de se preocupar também com a infra-estrutura que tais análises demandam. Além disso, encurta o tempo para receber insights e elimina as complexidades da análise de dados de maneira segura e sem as limitações de escala e desempenho que os data centers tradicionais carregam consigo.

Esta tecnologia tem inúmeras possibilidades, desde analisar qual é o meu best offer numa prateleira de uma rede de catering services a 1000 km de distância do meu escritório e numa latência próxima de 30 segundos, até entender se o último hackathon realizado com meu time de Inovação, gerou níveis mais altos de satisfação medidos por um modelo BI A análise de dados na nuvem traz diversos outros benefícios às empresas como segurança de dados, redução de custos operacionais, além de ganho de produtividade ao setor de TI, uma vez que o operacional está de fato “terceirizado”.

Investir em Cloud Analytics é trazer para sua empresa uma estrutura completa de análise e otimização de desempenho preparada para machine learning, IoT, etc.

Assentada sobre um detalhado planejamento do fluxo analítico e dos dados existentes, a tomada de decisão da sua empresa pode de fato ser melhor e mais dinâmica, sem depender do fator humano quanto a infraestrutura e capacidade tecnológica.

Postado por Sergio Topfstedt, CEO & Founder, LEEGA Consulting Europe em 11/06/2019 em Artigos