Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Chegou a vez das PMEs se transformarem

Postado por Paula Villani, gerente de Vendas de PME da Zendesk Brasil em 28/05/2020 em Artigos

Compartilhar:

As marcas mais bem-sucedidas são aquelas que têm o melhor entendimento de seus clientes, pois conseguem se comunicar melhor com eles e entregar o que precisam.

Hoje, vemos muitas PMEs que se destacam no mercado por terem no DNA esse objetivo de criar experiências memoráveis. Se contarmos que na última década o número de startups no Brasil aumentou em mais de 20 vezes, como apontam dados da ABstartups, estamos potencializando um mercado de experiências, mas que também precisa se transformar. 

Recentemente, a situação pandêmica da COVID-19 levou muitas pequenas e médias a repensarem suas operações como um todo. De um lado, significou a dolorosa decisão de reduzir equipes e recursos. Do outro, trouxe reflexões sobre as novas necessidades e comportamentos do consumidor, buscando interpretar como o público pensa e se sente diante de situações como essa que estamos vivendo. 

Como podemos refletir com a situação para construir relacionamentos na era pós-covid? Para ajudar, listamos algumas das transformações que estamos vendo ocorrer no mercado que lidera a inovação e que podem servir de aprendizado para os negócios pós-covid.

Empatia é o novo business driver

Colocar-se no lugar dos outros nos torna seres humanos melhores e mais bem-sucedidos nos relacionamentos. Compreender o momento em que o cliente se encontra e colocá-lo no centro das decisões é essencial para que ele tenha uma boa experiência. Para 76% dos brasileiros, a experiência no atendimento é fator de decisão pela lealdade da marca, acima de preço e a oferta do serviço, como apontou o estudo CX Trends 2020.

Cliente no centro das decisões

Para se tornar uma empresa centrada no cliente, é preciso entregar autonomia a ele. Muito além de estar no canal de escolha dele, o novo perfil de consumidor quer ter controle sobre todo o fluxo da conversa. Isso significa poder interromper e retomar o atendimento em diferentes canais sem que o histórico da conversa e das preferências sejam perdidos. É uma experiência contínua em que o ritmo é ditado por quem mais importante - o cliente.

Saiba quem e onde estão

Para que isso seja possível, é necessário adotar uma estratégia omnicanal que acompanhe em um único lugar não apenas o histórico de suporte, mas toda a jornada do cliente, desde o primeiro momento de interação. Adotar uma estratégia omnicanal não é o mesmo que estar presente em todos os canais, é preciso integrá-los para que compartilhem dados e etapas da jornada entre canais e departamentos da empresa.

Ter esse tipo de colaboração entre as áreas é esperado por 70% dos clientes, que avaliam transferência entre departamentos e formulários repetitivos entre as principais experiências negativas.

Esqueça os formulários repetitivos

Vale reforçar que, além dos clientes não gostarem de preencher longos e repetidos formulários com dados que as marcas já deveriam ter em mãos, eles também não querem passar por isso enquanto aguardam um retorno por e-mail ou telefone. Querem conversar com a marca de forma bidirecional. Por isso, atendimento via aplicativos de chat, mídias sociais e apps de conversas, como o Whatsapp e o Messenger, devem estar entre as principais estratégias para este ano. 

Descomplique, descomplique e descomplique

Entre os principais motivos da adesão maior do atendimento via chat é que os consumidores querem falar com marcas pelos mesmos meios em que falam com seus amigos e familiares. Em suma, querem um atendimento descomplicado e por meios que saibam usar.

Além de interfaces e processos simplificados, permitir o autoatendimento com recursos de fácil acesso ajudam o cliente nesta jornada. Hoje, 69% dos clientes deseja solucionar o maior número possível de problemas por conta própria.

Adapte-se

Acima de qualquer outra estratégia, estamos diante de tempos mais voláteis e que exigem empresas, tecnologias e plataformas mais flexíveis. Por isso, precisamos a toda hora repensar se as tecnologias e processos adotados estão funcionando na nova realidade e se os clientes estão efetivamente no centro das suas decisões. Afinal, quando tudo isso passar, como eles vão se lembrar da sua marca?

 

 

 

Postado por Paula Villani, gerente de Vendas de PME da Zendesk Brasil em 28/05/2020 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.