Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Centro de Operações Rio usa tecnologia SAP para monitorar a cidade em tempo real

Postado por

Redação

em 21/04/2013 em Mercado

Compartilhar:

Inaugurado no dia 31 de dezembro de 2010, o Centro de Operações Rio é uma espécie de quartel-general da prefeitura...

Inaugurado no dia 31 de dezembro de 2010, o Centro de Operações Rio é uma espécie de quartel-general da prefeitura do Rio de Janeiro-RJ, que integra cerca de 30 órgãos (municipais, estaduais e concessionárias de serviços públicos) em um mesmo espaço com o objetivo de monitorar e otimizar o funcionamento da cidade no dia a dia e, em especial, em grandes eventos. Além de acompanhar de perto a rotina do município durante 24 horas por dia, sete dias por semana, o Centro busca minimizar o impacto de ocorrências, alertando os setores responsáveis sobre os riscos e as medidas urgentes que devem ser tomadas em caso de emergências como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito.

Para dar conta dessas funções, o Centro é hoje usuário das plataformas SAP Social Media Analytics e Business Intelligence. As duas soluções são utilizadas para o gerenciamento das informações e imagens geradas pelas mais de 560 câmeras instaladas pela cidade. Os dados de vários sistemas do município são interconectados para visualização, monitoramento e análise em um telão de 80 metros quadrados.

De acordo com Alexandre Cardeman, chefe de Tecnologia do Centro de Operações da prefeitura do Rio de Janeiro, por enquanto as ferramentas têm sido utilizadas para identificar pontos críticos e apontar soluções. ?No primeiro dia do desfile das escolas de samba, por exemplo, identificamos que a coleta de lixo poderia ser aperfeiçoada. Encaminhamos a questão para o órgão competente, que em seguida solucionou o problema?, conta.

Com o monitoramento das redes sociais, a prefeitura consegue acompanhar o sentimento do cidadão, o que é utilizado para determinar ações. ?Estamos trabalhando em parceria com a SAP para dar um passo à frente e conseguir que estas informações sejam analisadas e atualizadas em tempo real?, revela Cardeman.

O projeto prevê integração do SAP Social Media Analytics com a ferramenta interna Rio Mídia. ?Ao integrar nossa ferramenta à tecnologia SAP, conseguiremos antecipar problemas, reforçando o trabalho de prevenção para minimizar o impacto de ocorrências negativas no cotidiano da cidade?, afirma o chefe de Tecnologia do Centro de Operações.

Redes Sociais

Para Cesar Nobre, Gerente de Desenvolvimento de Negócios para o Setor Público da SAP Brasil, a integração de ferramentas deve proporcionar a ampliação dos serviços para beneficiar o principal público atendido. ?O Centro de Operações Rio vai reforçar ainda mais o uso que vem fazendo das redes sociais, que são utilizadas para informar a população, que é a maior interessada em receber estas informações importantes para melhorar sua rotina e, principalmente, sua qualidade de vida?.

Hoje o perfil do Twitter do Centro tem mais de 40 mil seguidores (dados de janeiro de 2013), que acompanham informações sobre trânsito, tempo e grandes eventos. Na página do Facebook, o órgão tem mais de 11 mil seguidores, que acessam informes, vídeos e esclarecem dúvidas.

Desde 2012, o Centro de Operações Rio é o primeiro órgão público brasileiro a utilizar o SAP Social Media Analytics para consolidar, analisar e gerenciar sua relação com os usuários de redes sociais. Cardeman lembra que, após situações de crises, a ferramenta é utilizada para medir o que pode ser melhorado em relação à comunicação dos eventos na cidade. ?O BI é utilizado em nosso telão e, a partir dos dados fornecidos pelo Social Analytics, fornece um panorama em tempo real do que acontece na web?, diz.

Como Funciona

Da Sala de Controle, coração do projeto, em média 70 controladores (por turno) de órgãos municipais, estaduais e concessionárias monitoram a cidade em tempo integral a partir do maior telão da América Latina, composto por 80 monitores de 46 polegadas, que também exibe imagens captadas por mais de 600 câmeras cabeadas diretamente na rede do prédio. O sistema, que opera a partir da sala-cofre do Iplan Rio (empresa municipal de informática), ainda acompanha e agrega informações de transporte, trânsito, meteorologia, índice pluviométrico, localização de escolas e hospitais e ocorrências que podem impactar na rotina do cidadão em um mapa inteligente que hoje já reúne mais de 90 camadas de dados.

Um dos dados mais importantes recebidos pelo Centro vem do radar meteorológico, adquirido pela prefeitura em 2010 e instalado no Morro do Sumaré. O equipamento tem alcance operacional de 250 quilômetros e auxilia no monitoramento das chuvas.

Números

- 400 profissionais trabalhando em três turnos 24 horas por dia
- Imagens geradas por mais de 560 câmeras
- 30 mil metros de cabos de fibra ótica
- Rede de pluviômetros (medidores de chuva) conta com mais de 100 equipamentos 

Sobre o Centro de Operações Rio

Inaugurado em 31 de dezembro de 2010, na Cidade Nova, o Centro de Operações Rio integra 30 órgãos que monitoram, 24 horas por dia, o cotidiano da cidade. Nele, estão integradas todas as etapas de um gerenciamento de crise, desde a antecipação, redução e preparação, até a resposta imediata às ocorrências, como chuvas fortes, deslizamentos e acidentes de trânsito. Além das informações em tempo real das concessionárias e órgãos púbicos, o Centro de Operações capta imagens de 560 câmeras instaladas por toda a cidade. Todos os dados são interconectados para visualização, monitoramento e análise na Sala de Controle, em um telão de 80 metros quadrados. Na Sala de Crise, equipada com outra tela, de videoconferência, é possível se comunicar com a residência oficial do prefeito, na Gávea Pequena, e com a sede da Defesa Civil. O processo permite atuar em tempo real na tomada de decisões e solução dos problemas.

Fonte : Assessoria de Imprensa SAP

 

Postado por

Redação

em 21/04/2013 em Mercado

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.