Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

BTG lança banco 100% digital baseado na nuvem da AWS

Postado por Redação em 14/04/2021 em Notícias Tech

Compartilhar:

Lançado em janeiro, o BTG+ marca mais uma etapa da jornada cloud do BTG Pactual

Os resultados obtidos pelo BTG desde que começou a usar a nuvem da AWS levaram a um projeto de migração all-in para a nuvem da companhia, com conclusão prevista para 2021.

O BTG Pactual, um dos maiores bancos de investimentos da América Latina, com atuação nos mercados de Investment Banking, Corporate Lending, Sales & Trading, Wealth Management e Asset Management, anunciou o lançamento do BTG+, banco digital totalmente na nuvem e focado em clientes pessoa física.

Lançado em janeiro e com expectativa de alcançar 4,5 milhões de correntistas nos próximos três anos, o BTG+ foi criado 100% na nuvem da Amazon Web Services (AWS) e conta com mais de 30 serviços da companhia para viabilizar sua estratégia de banco contextual.

Há quatro anos, o BTG Pactual deu início à sua jornada de transformação digital. Por meio de uma estratégia cloud first, escolheu a AWS como sua principal provedora de serviços em nuvem não apenas no Brasil, mas também em outros países onde opera: Estados Unidos, Chile, México, Reino Unido, Portugal, Argentina, Colômbia e Peru.

“Esse movimento permitiu a digitalização das operações e do negócio, além de aprimorar a eficiência e escalabilidade, e oferecer uma melhor experiência ao usuário final”, conta Christian Flemming, COO do BTG Pactual. 

A criação do BTG Digital, em 2016, juntamente com a migração de diversas cargas de trabalho para a nuvem ao longo dos anos e o início do uso de analytics para suportar as operações fazem parte de uma jornada para o crescimento da instituição no Brasil, que culminou, em janeiro deste ano, no lançamento do BTG+.

O novo braço do grupo visa atingir a um novo mercado, de varejo, com oferta de serviços que vão transformar a maneira como pessoas físicas e PMEs realizam transações e gerenciam suas finanças.

“O BTG+ é único pela concepção e desenvolvimento, inteiramente na nuvem, e também por aquilo que oferece ao cliente final. Na AWS, desenvolvemos a estratégia de criação do BTG+ e, com as soluções advanced analytics atuamos para atender às necessidades dos clientes de forma proativa e preditiva. Nossa intenção é auxiliar o cliente na gestão financeira do dia a dia, de acordo com seu perfil e realidade”, explica Rodrigo Cury, Head do BTG+ do BTG Pactual. 

O novo empreendimento pretende se consolidar como um banco contextual, que compreende e antecipa as dores dos clientes antes de precisarem buscar atendimento, tudo isso com base em inteligência de dados.

Para isso, o projeto contou não apenas com tecnologias da AWS, como analytics e machine learning, mas também com o apoio da companhia no desenvolvimento de uma área de análise de dados. A partir das informações coletadas nas transações, a instituição identifica, por exemplo, que a maior parte dos clientes usa o cartão de crédito em restaurantes e desenvolve um benefício específico para esses estabelecimentos. 

O projeto piloto do BTG+ começou em abril de 2020 com milhares de colaboradores e parceiros do Grupo BTG, além de escritórios de agentes autônomos. Em setembro, a adesão foi aberta aos clientes do banco de investimentos e, em menos de um ano depois, foi disponibilizada para todas as pessoas físicas no Brasil.

“Estamos muito orgulhosos e animados com os resultados que tivemos até aqui; construímos e lançamos um banco completo em um ano complexo como 2020, com a maior parte dos colaboradores trabalhando em home-office. Sabemos que, com o uso das tecnologias mais modernas e o apoio da AWS, teremos a escalabilidade necessária para atender aos nossos clientes, mantendo um alto nível de serviço, e sermos não só mais um player no mercado, mas uma mudança concreta no segmento financeiro do País”, avalia Cury.

Os resultados obtidos pelo BTG desde que começou a usar a nuvem da AWS levaram a um projeto de migração all-in para a nuvem da companhia, com conclusão prevista para 2021.

Ao longo do último ano, além de se dedicar ao desenvolvimento do BTG+, o BTG Pactual também investiu em tecnologias da AWS para viabilizar sua operação de PIX, pagamento instantâneo criado em novembro pelo Banco Central que permite a transferência de recursos entre contas em poucos segundos. Aproveitando a escalabilidade do processamento em nuvem, o BTG Pactual também está desenvolvendo juntamente com a Amazon Web Services uma estratégia de open banking que deve entrar em operação nos próximos meses. 

"O BTG+ chega ao mercado apoiado na escalabilidade e na segurança do amplo portfólio da AWS, o que permitirá a criação de produtos cada vez mais inovadores, de forma ágil, a partir da contínua análise de dados", afirma Cleber Morais, diretor geral da AWS no Brasil. "Nos últimos anos, a adoção de nuvem vem transformando o setor financeiro, que busca a cada dia se aproximar de seus clientes enquanto acelera a inovação e sustenta o crescimento dos negócios. Com ampla experiência global no setor, a AWS aporta capacidades e ferramentas que ajudarão o BTG+ em sua busca pela oferta de serviços de gestão financeira personalizados.”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Postado por Redação em 14/04/2021 em Notícias Tech

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.