BRF adota solução da Softexpert
Postado por Redação em 14/03/2022 em NotíciasO objetivo foi automatizar os processos de auditoria de qualidade em todas as unidades fabris da indústria e, com o projeto, a gestão passou a ser concentrada e integrada com a ferramenta
A BRF, companhia de alimentos, adotou a solução da Softexpert, empresa catarinense especializada em software para gestão de processos de negócio.
O objetivo foi automatizar os processos de auditoria de qualidade em todas as unidades fabris da indústria e, com o projeto, a gestão passou a ser concentrada e integrada com a ferramenta. A plataforma substituiu planilhas para coleta de dados e checklists que demandam tempo do time de auditoria. Segundo a BRF, isso simplificou e modernizou a comunicação tanto entre as áreas quanto com fornecedores.
Além disso, a mudança teria trazido agilidade aos processos internos de auditoria, modernizado o controle de indicadores de conformidade e de atendimento às exigências regulatórias e contribuído para dar maior visibilidade e melhor gestão dos indicadores para tomada de decisões.
José Roberto Gonçalves, diretor de qualidade corporativa da BRF, ressalta que um dos benefícios da plataforma é que ela foi customizada para atender às necessidades da companhia, realizando o envio de e-mails automáticos e geração de alertas sobre ações que precisam de atenção imediata dos gestores de processos.
“O sistema também integra dados de legislação, processos e atende à necessidade de ser uma fonte de consulta atualizada em tempo real sobre a operação das unidades fabris da BRF. A cada etapa digitalizada, ganhamos tempo, aumentamos a qualidade e os profissionais podem se dedicar às tarefas mais estratégicas tanto na questão produtiva, quanto para os negócios”, destaca Gonçalves.
Ainda no primeiro semestre deste ano, o projeto será expandido para dar suporte às auditorias externas, em especial de clientes globais da empresa e exigências das certificações GFSI, que contemplam normas internacionais de segurança alimentar. Dona de uma receita de R$ 39 bilhões em 2020, a BRF tem marcas como Sadia, Perdigão e Qualy e conduz um negócio intensivo em mão de obra, com 100 mil funcionários em 117 países, atendendo mais de 350 mil clientes.
A SoftExpert faturou R$ 100 milhões no ano passado, uma alta de 30% frente aos resultados de 2020. Um destaque foi a crescente internacionalização do negócio. Metade dos clientes conquistados no período fica fora do Brasil, e a receita vinda deles aumentou 90%. De janeiro a dezembro de 2021, a empresa ampliou em 20% o quadro de funcionários, que agora chega a 436 colaboradores. A expectativa é atingir a marca de 500 funcionários em 2022.
Foto: Reprodução