Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Accor, multinacional do setor hoteleiro, adota SAP Business One

Postado por Redação em 19/07/2021 em Notícias Tech

Grupo estima redução de 30% nos custos de back-office com a adoção do ERP

Com funcionamento em horário integral em todos os dias do ano, a gestão de um hotel demanda uma série de atividades de back-office a fim de garantir uma experiência única para cada cliente, que vai do agendamento até o check-out. 

No intuito de tornar eficiente a gestão, a Accor, multinacional francesa do ramo hoteleiro, dona de marcas como ibis, Novotel, Pullman e Sofitel, implementou o SAP Business One, solução ideal em ERP para empresas em crescimento.

Segundo Mauro Rial, CFO e Compras Accor América do Sul, a empresa já vinha passando por um processo de transformação nos últimos anos, que se intensificou com a pandemia. 

“O setor hoteleiro vem sendo desafiado por novos entrantes, o que nos estimula a aumentar nossa eficiência operacional por meio da tecnologia. Com a adoção do SAP Business One, a expectativa é reduzir os custos no sistema de back-office em 30%”, relatou Mauro.

Antes, a Accor contava com uma série de sistemas heterogêneos e desintegrados, o que dificultava a operação. Segundo Marcelo Salomão, diretor de TI da Accor América do Sul, o sistema permitiu ter um ganho de produtividade, eliminação de falhas e mais segurança nas operações.

 “Com um sistema de gestão único, capaz de atender a todas as nossas demandas, conseguiremos ter uma equipe mais analítica em vez de operacional”, disse o diretor de TI.

Inicialmente, o projeto considera a implementação do SAP Business One em toda a América do Sul, na sede administrativa e nos centros de serviços compartilhados, que englobam cerca de 40% dos hotéis da rede. Depois, a intenção é levar a solução também para as filiais e franquias. Nesse momento, o foco está em países como o Brasil, Argentina, Chile, Peru e Colômbia. 

“Com a integração do sistema, teremos um ganho muito grande na gestão tributária, visto que cada país tem uma complexidade diferente e o ERP já integra a legislação específica de cada um, promovendo mais segurança jurídica e fiscal”, completa Rial.

A Accor pretende abrir 30 novos hotéis em 2021, com foco nos segmentos de luxo e lifestyle, além da estratégia de expansão em franquias. Com um ERP integrado, o crescimento será favorecido. 

Para Daniel Cabrera, diretor da divisão de Business One na SAP Brasil, o projeto demonstra o potencial do ERP inteligente para que as empresas possam realizar a digitalização efetiva de seus negócios com processos mais ágeis, produtivos e seguros.

“Desenhamos uma solução conjunta, capaz de acompanhar os principais movimentos e tendências do mercado. O SAC (SAP Analytics Cloud) e a Concur (gestão de viagens e despesas) fazem parte do escopo conectados ao Business One”, finaliza Cabrera.

A implementação está sendo conduzida pela consultoria ManyMinds Gold Partner SAP, verticalizada no setor hoteleiro, food & bevarage e serviços.

Postado por Redação em 19/07/2021 em Notícias Tech