A Indústria 4.0 e os benefícios que o ERP agrega
Postado porWagner Mendonça
em 19/12/2017 em ArtigosO ponto de partida para que a indústria esteja inserida nesse contexto é uso de um ERP, visto que um...
O ponto de partida para que a indústria esteja inserida nesse contexto é uso de um ERP, visto que um dos grandes ganhos para as companhias que estão imersas na era da Indústria 4.0 é a redução de custos. Uma vez que há um maior controle das máquinas através dos sistemas de gestão empresarial, é possível otimizar a economia de energia, água e afins; e economia de insumos.
Nesse cenário, os sistemas de gestão empresarial (ERP), que compilam as informações geradas por todas as áreas e transformam em dados estratégicos, exercem um papel de protagonista, angariando uma série de benefícios à organização, como integração sistêmica, comunicação precisa, respostas em tempo real, segurança, além de tecnologias periféricas que aumentam a aderência da solução e garantem maior competitividade para a indústria.
No que diz respeito à integração sistêmica, um ERP pode realizar tanto uma integração horizontal (dentro da própria indústria) quanto vertical (fora da indústria). As informações compiladas para que esses processos possam ocorrer, simplificam o trabalho dos gestores, já que o sistema pode levantar dados separadamente, o que demandaria tempo se realizado manualmente.
Além dos benefícios já apontados, um bom ERP consegue propiciar o uso de novas tecnologias para p setor de manufatura, como é o caso de Cloud, Big Data, inteligência artificial, impressoras 3D, entre outras. Para o compartilhamento em nuvem, a ideia é permitir acesso a dados empresariais para determinadas áreas; no Big Data, a informação é importante em termos de análise e o ERP promove o uso delas para investigação de outros dados; e outras tecnologias, como inteligência artificial e impressoras 3D, que são facilmente integradas pelo sistema de gestão utilizado.
Se sua indústria ainda não está na Quarta Revolução, é bom correr. Avalie as soluções disponíveis no mercado e evolua seu negócio o quanto antes!
Wagner Mendonça
em 19/12/2017 em Artigos