Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

A era dos dados e os softwares de gestão

Postado por Alan Lopes, CEO da CRM Services em 10/02/2021 em Artigos

Alan Lopes, CEO da CRM Services

A máxima de que os dados são o novo petróleo, nunca foi tão verdadeira. O futuro dos negócios será cada vez mais orientado por dados e já que informações são o combustível das tecnologias atuais, qualquer tipo de ferramenta é totalmente inútil sem dados e é exatamente por isso que o setor de TI tem se empenhado para suprir essa necessidade do conhecimento.

Softwares de gestão podem facilmente transformar dados em informações estratégicas para qualquer negócio ou segmento, por meio de demonstrativos de resultados gerenciais, análises e balanços patrimoniais, indicadores de desempenho econômicos, resultados financeiros, metas, custos, controle de gastos, planejamento orçamentário, entre outros. 

Esses dados sempre existiram em toda e qualquer empresa, porém, não basta apenas ter as informações em mãos. A mágica acontece quando você trabalha com elas. 

Soluções cognitivas, Inteligência Artificial, Data Mining, Analytcs, Data Science, Machine Learning, Deep Learning e Business Intelligence, estão cada vez mais presentes e comuns no dia a dia das empresas, e absolutamente tudo, envolve dados, mas ainda assim, nem todas as empresas estão preparadas para trabalhar com essas informações. 

Um estudo realizado pela Splunk, especialista em monitoramento e pesquisa de Big Data, onde aproximadamente 2.300 líderes de TI e de negócios foram entrevistados, revelou que apenas 14% estão prontos para trabalhar com dados, contra 86% que afirmam que não estão, e, 8% que acreditam que estarão em breve.

Mesmo usuárias de ERPs, sistemas de gestão empresarial, robustos e preparados para a transformação digital, a grande maioria das empresas ainda não sabem tirar proveito do potencial dos dados gerados, principalmente na hora de tomar decisões.

Suprindo essa questão, um exemplo de ferramenta amplamente utilizada para tratamento de dados são os softwares de BI (Business Intelligence), que se alimentam de informações para gerar indicadores de performance, análises de mercados, produtos, demandas, índices de consumo e previsões e fornecem uma verdadeira leitura analítica e tática de toda a operação.

Basicamente uma plataforma de BI amplifica o valor de uma informação, por meio de algoritmos, padrões, análises de históricos de operações, feedbacks e estatísticas, transformando esses dados em insights preciosos para a organização, contribuindo como peça-chave na tomada de decisões. 

O Business Intelligence funciona por meio de processos conhecidos como ciclos de vida da informação, sendo: coleta de dados; geração da informação; construção do conhecimento; decisão; ação e monitoramento de resultados, baseados em: volume, variedade e velocidade. 

A cada ação que um cliente realiza, a empresa consegue usar esses dados como forma de prever comportamentos ou tendências e em seguida, ofertar seus produtos ou serviços conforme esses resultados.

A organização desses dados de maneira rápida, inteligente e variada transforma uma imensa massa de informações em algo realmente poderoso. Porém, para que o BI seja eficaz para as organizações, é preciso saber como operá-lo. 

Acompanhar indicadores de desempenho é um passo essencial para que a aplicação seja usada de forma correta, permitindo o aproveitamento dos recursos que a ferramenta oferece. Essa ação por meio de relatórios dinâmicos possibilita a tomada de decisão assertiva, o monitoramento dos resultados e a implementação de novos processos, inovações ou tecnologias, que garantam a melhor experiência do usuário.

Por tanto, redefina a jornada da sua empresa, provoque transformações apoiadas em tecnologia, conhecimentos digitais e ações estratégicas. A Era dos Dados vive sua maior ascensão e, nem ela, ou seus concorrentes, irão esperar até que sua empresa esteja preparada.

 

Postado por Alan Lopes, CEO da CRM Services em 10/02/2021 em Artigos