Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

5 motivos para implementar um ERP

Postado por Renato Halt é Co-Founder da b2finance e Head of SAP Business One em 17/03/2020 em Artigos

 

Atualmente, contar com o auxílio de um sistema de gestão empresarial pode ser o fator determinante para o sucesso de um negócio

Os avanços tecnológicos não param de aprimorar vertentes importantes no espaço ocupado por empresas de todos os segmentos e tamanhos. Em termos operacionais, a utilização de softwares inovadores não só simplifica processos repetitivos e exaustivos para o emprego humano, como oferece aos executivos uma válvula de assertividade extremamente bem-vinda.

Mesmo com o impacto da Transformação Digital, algumas organizações e lideranças se mostram resistentes à adoção de ferramentas como o ERP. Claro, é compreensível que anos estabelecidos através de métodos tradicionais ainda perdurem pelo senso comum. Porém, é deixando a zona de conforto que se busca a possibilidade de resultados satisfatório e uma nova realidade empresarial. Pensando nisso, separei 5 motivos fundamentais para encaminhar a implementação de um ERP. Acompanhe!

1.    Contribuições preditivas

Cada vez mais, os dados têm se transformado em um verdadeiro aditivo para as empresas. A fim de consolidar o armazenamento e volume de informações retidas, a tecnologia possibilita um olhar analítico de prevenção e projeção do mercado e as demandas.

Entre um cenário caótico e repleto de concorrentes que procuram alternativas para corresponder aos anseios do público consumidor, o mapeamento dos dados disponíveis justifica a implementação de um ERP na medida em que atua como um diferencial prático de crescimento geral.

2.    Provoca a redução de custos

É unanimidade que a maioria dos empreendedores possui entre seus objetivos enquanto gestores a diminuição de custos sem interferir diretamente na produção de seus negócios.

Por questões como essa, fica indispensável a elucidação quanto ao custo-benefício que um ERP oferece. A noção de que a instalação de uma solução tecnológica é inalcançável para organizações menores está equivocada, e os benefícios a médio e longo prazo demonstram isso. Com a otimização de procedimentos e um planejamento estratégico em harmonia quanto ao uso consciente da automatização, os gastos operacionais serão reduzidos.

3.    Impacto na produtividade

A tecnologia chegou para ajudar os profissionais e não ocupar seus lugares. Essa frase representa com fidelidade uma das maiores vantagens que a implementação de um ERP pode proporcionar.

Se a máquina cuidará de atividades exaustivas e padronizadas, falhas críticas serão minimizadas e consequentemente, o tempo hábil para o material humano será enriquecido, afinal, o mesmo poderá focar suas atenções em tarefas mais complexas e subjetivas. Esse direcionamento não é só estratégico, como incentiva o engajamento e impulsiona a produtividade.

4.    Porta de entrada para o compliance 

Uma cultura orientada à segurança fiscal e sintonia com as normas vigentes chega em 2020 com toques de urgência para as empresas nacionais. A LGPD está prestes a entrar em vigor e ignorar os efeitos fiscalizadores que a nova lei trará ao país é sinônimo de flertar com punições severas e danos irreparáveis à reputação. O ERP entra justamente para conceder a segurança necessária à manipulação, armazenamento e repasse de dados.

O advento das redes sociais expôs a urgência de se adequar à privacidade e transparência como filosofia interna por parte das organizações. E a tecnologia protagoniza essa mudança de mentalidade.

5.    Estruturação profunda e assertiva

Geralmente, a implementação de um ERP envolve todos os departamentos de uma empresa, funcionando como um gerenciador de processos. Assim, torna-se possível centralizar as informações e conceder mais precisão às etapas operacionais.

Cada atividade pode ser mapeada com o software, facilitando a padronização dos processos em prol de uma estrutura coesa e que dê resultados. Sua empresa utiliza um ERP como forma de conduzir o negócio? Faça essa reflexão e participe desse debate!

 

 

Postado por Renato Halt é Co-Founder da b2finance e Head of SAP Business One em 17/03/2020 em Artigos