Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

5 motivos para atualizar ou obter uma solução de ERP

Postado por José Luqué, Managing Director, Infor Brasil em 09/12/2019 em Artigos

José Luqué, managing director, Infor Brasil

Funcionalidade e facilidade no uso estão na lista dos principais critérios a serem avaliados na hora de decidir entre comprar, substituir ou atualizar a solução de ERP numa empresa. Porém, na realidade, os valores se sobressaem a essas avaliações.

Num mercado com tantas opções de soluções e fornecedores, a dificuldade de conciliar o que é realmente necessário, dentro do orçamento, é ainda maior. Ainda mais considerando que, além do custo de implementação, tem-se o suporte e manutenção.  Com isso, é gerado um atraso no processo prático e, consequentemente, uma demora na execução de processos cruciais para o negócio.

Companhias que não adotam essa evolução em seu DNA não conseguem competir e ampliar o seu crescimento. Sem acesso a uma solução avançada, os fabricantes não podem oferecer suporte a novos modelos de negócios e, assim sendo, não conseguirão mensurar as mudanças nas métricas de desempenho que uma implementação desse tipo traz.

De acordo com a 28ª edição da Pesquisa do Uso de Tecnologia nas Empresas, elaborada pela Fundação Getulio Vargas (FGV), o investimento de 1% em tecnologia, após 2 anos, tem gerado lucro de, aproximadamente, 7% nas empresas.

Abaixo, listamos alguns dos principais pontos, que são levados em consideração pelos empreendedores, em relação as novas soluções de ERP:

Acesso a novas funcionalidades e boas práticas:

O setor de manufatura está mudando. Novos modelos de negócios, produtos, locais e questões regulatórias devem ser suportados, e determinadas tecnologias podem não ser capazes de contribuir para integração da sua empresa nesse novo ambiente.

Alguns softwares ERP estão constantemente se renovando e adicionando novas atividades às suas ferramentas que, muitas vezes, garantem uma competitividade específica por segmento. Isso proporcionará à sua organização flexibilidade para suportar o crescimento à medida que seus negócios mudam ao longo dos anos.

A capacidade de utilizar tecnologias emergentes

Analytics, mobilidade, nuvem, rede de parceiros e “Internet das Coisas (IoT)” estão ganhando mais relevância no ambiente moderno de fabricação.

Por exemplo, o uso de IoT e analytics, juntos, por meio da aplicação da analítica a sensores de baixo custo em máquinas, podem ajudar a suportar a manutenção preditiva e permitir lucros mais altos em novos modelos de serviço. Soluções obsoletas não conseguem apoiar essa inovação.

Facilidade de uso:

Você não conseguirá obter o ROI do ERP se seus funcionários não puderem usar o sistema. Soluções atualizadas são mais acessíveis, incentivam seus colaboradores a buscarem dados e integrá-los à tomada de decisões. Isso trará resultados positivos para a companhia e a integrará num mercado cada vez mais digital.

O potencial para atrair e reter talentos:

Atualmente, um grande desafio para as empresas é a aposentadoria de funcionários com anos de conhecimento e experiência de fabricação combinada.

Eles estão dando lugar a uma nova geração de trabalhadores, cada vez menos impulsionados a embarcarem em carreiras no setor de fabricação. Essa nova geração de nativos digitais exige tecnologias que sejam fáceis de usar e que atendam a forma como eles costumam trabalhar. Isso se traduz em softwares que espelhem o look and feel dos aplicativos que eles utilizam corriqueiramente, e que sustentam o acesso imediato a dados e colaboração.

Para muitos empresários, as soluções ERP representaram um diferencial importante ao direcionar essa geração de trabalhadores.

Melhorias para as métricas de desempenho:

De acordo com o Aberdeen Group, aqueles que buscam a implementação dessa tecnologia recebem benefícios mais significativos em métricas como: entrega completa e pontual, giro de estoque, conformidade com o cronograma interno e reduções nos custos operacionais.

Esses benefícios somente seriam exponencialmente melhorados em fabricantes sem nenhum ERP. Essas melhorias de desempenho têm impacto direto sobre o lucro, o que pode restituir o valor investido nessa tecnologia.

Em alguns casos, uma indecisão pode atrapalhar um bom andamento de sua empresa e serviços. O acesso a recursos dinâmicos e tecnologias emergentes, juntamente com a usabilidade melhorada, vai resultar em benefícios para a companhia, e torna-la mais competitiva, num mercado cada vez mais digital.

Os avanços nessa tecnologia já permitem que a implementação seja mais rápida e, por essa razão, gere o mínimo de interrupções na rotina dos colaboradores. Tudo isso garantirá, cada vez mais, sustentação no pilar tecnológico dentro da empresa.

Postado por José Luqué, Managing Director, Infor Brasil em 09/12/2019 em Artigos