5 mitos sobre o Imposto de Renda segundo a Nasajon Sistemas
Postado porRedação
em 19/04/2013 em Mercado1. Declarar dependentes é sempre vantajoso. Nem sempre. Mesmo que a inclusão das despesas com o dependente beneficie o declarante, por...
1. Declarar dependentes é sempre vantajoso. Nem sempre. Mesmo que a inclusão das despesas com o dependente beneficie o declarante, por outro lado também é preciso declarar todos os rendimentos tributáveis do dependente, o que pode aumentar o valor do imposto devido.
2. Quem não tem imposto a restituir, não precisa declarar. Para saber se você deve ou não entregar a declaração, você deve consultar as regras de obrigatoriedade instituídas pela Receita Federal, independente se você tem ou não imposto a restituir.
3. Maiores de 65 anos não precisam declarar. Todo contribuinte que se encaixar nas regras de obrigatoriedade deve entregar a declaração. O que causa uma certa confusão é que nesta faixa etária os rendimentos até R$ 1.637,11 por mês são isentos de tributação.
4. Quem é isento não deve declarar. Quem recebeu menos de 24.556,65 reais em 2012 se enquadra na faixa de isenção do IR. Mesmo assim, em muitos casos pode ser interessante fazer a declaração.
5. É sempre melhor fazer a declaração simplificada. Não se iluda achando que a declaração simplificada é mais vantajosa. Mesmo nela, o contribuinte tem a obrigação de informar à Receita todos os pagamentos feitos a título de aluguel, serviços médicos e autônomos.
Fonte : Assessoria de Imprensa Nasajon Sistemas
Redação
em 19/04/2013 em Mercado