ViaVarejo aprimora transformação digital para aumentar as vendas na Black Friday
Postado por Redação em 05/01/2021 em MercadoCom foco em transformação digital, a empresa superou as vendas da data no ano passado em 37%
A Via Varejo, empresa que administra a Casas Bahia, o Pontofrio e o Extra.com, realizou neste ano a edição da Black Friday mais digital desde a sua fundação.
Com o suporte das tecnologias de nuvem da Microsoft, a companhia registrou cerca de R$ 3 bilhões em vendas, número 37% superior ao período de 22 a 28 de novembro do ano passado, quando registrou R$ 2,2 bilhões em vendas. No e-commerce, o crescimento informado pela empresa foi de 99% nas vendas em comparação com 2019.
Desde o início da jornada de transformação digital, a Via Varejo vem implementando tecnologias que visam entregar experiências melhores aos seus consumidores finais e aos seus vendedores parceiros.
Com isso, em 2020, a companhia realizou a migração de todo o seu ambiente digital para a Azure, nuvem da Microsoft, a fim de aumentar a eficiência em escalabilidade e responsividade.
Atualmente com mais de 1,4 mil profissionais, a equipe de tecnologia da empresa também integrou soluções de análise de dados e automação de processos da Microsoft ao seu marketplace por meio dos aplicativos do Dynamics 365, para aprimorar a gestão do parceiro lojista (seller).
“Fazer a Black Friday 2020 toda apoiada em nuvem foi o grande passo deste ano. Nossos sistemas não apresentaram intercorrência pois estávamos preparados, resultado que faz parte de um trabalho com a Microsoft, que também nos apoiou no desenvolvimento e capacitação dos nossos times de tecnologia a partir da troca de experiências e conhecimento”, declarou Rodrigo Rodrigues, diretor de tecnologia da Via Varejo.
Ainda de acordo com a companhia, outro ponto essencial da digitalização foi o aumento da eficiência logística, na qual a Via Varejo vem construindo maneiras de otimizar os processos desde os passos iniciais de publicação de um produto no marketplace, até a logística que o encaminhará para as casas dos consumidores finais por meio da “Jornada dos Sellers”.
Já nas lojas físicas também houve a integração com o mundo online. Atualmente, os vendedores conseguem ofertar ao cliente não apenas o que está no estoque da loja física, quanto o que está disponível no marketplace. E através do serviço “Retira Rápido”, os clientes conseguem realizar a compra online e fazer a retirada do produto na loja mais próxima para eles.
Desde julho do ano passado, a companhia aposta na transformação digital e, desde então, a representatividade no e-commerce da Via Varejo cresceu de 34% para 80%, além de aumentar de 8 milhões para 15,5 milhões de usuários nos seus aplicativos.