Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Varejistas de eletro e drogarias têm ganhos com uso de sistemas

Postado por

Redação

em 30/09/2014 em Mercado

Compartilhar:

Entre 2010 e 2012, as taxas variaram de 6% a 8% ao ano, sempre acima do Produto Interno Bruto (PIB)....

Entre 2010 e 2012, as taxas variaram de 6% a 8% ao ano, sempre acima do Produto Interno Bruto (PIB). Mesmo no ano passado, quando as vendas aumentaram apenas 4,3%, o índice representou quase o dobro do crescimento da economia brasileira em 2013.

CLIQUE aqui e faça o DOWNLOAD do e-book exclusivo "13 PASSOS PARA ESCOLHER MELHOR SEU ERP"

No varejo, alguns segmentos consolidam uma expansão acima da média, como o de drogarias e farmácias, que tem registrado anualmente um crescimento da receita em torno de 15%. Segundo a consultoria Brasilpar, as vendas neste segmento podem dobrar nos próximos cinco anos, alcançando a cifra de R$ 100 bilhões. O aumento do número de farmácias em supermercados e um intenso movimento de fusões e aquisições (incluindo players estrangeiros) são alguns dos fatores que apoiam essa expansão.

Paralelamente, o setor de eletromóveis tem sido sucessivamente beneficiado por políticas fiscais. Depois de um longo período de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), mais um estímulo foi concedido em 2013: o programa ?Minha Casa Melhor?, do Governo Federal, que financia até R$ 5 mil em compras de móveis e eletrodomésticos para os beneficiários do ?Minha Casa, Minha Vida?. Segundo o IBGE, esse tipo de crédito foi o responsável por cerca de um terço do crescimento desse segmento do varejo no ano passado. Há muitos fatores em comum entres os dois setores: alta rotatividade de produtos, intensa concorrência (e, consequentemente, pouca fidelidade do consumidor) e alto grau de endividamento.

Nesse cenário de grandes receitas e maior demanda por automação, a Senior, que já atende diversas empresas de varejo, decidiu oferecer soluções tecnológicas moldadas às necessidades das grandes empresas multilojas desses dois segmentos, que são formados por players nacionais e internacionais. Entre os principais benefícios estão a automatização de processos financeiros, a maior agilidade na análise de crédito e no acompanhamento dos resultados e mais precisão na análise de informações estratégicas.

O sistema de gestão empresarial da Senior ? disponível no mercado há mais de 20 anos ? é usado como backoffice na sede e cada uma das lojas tem acesso às informações necessárias para sua operação. A vantagem desta autonomia é que, se houver uma pane no sistema de comunicação, por exemplo, os terminais continuarão a funcionar.

?O varejo é um dos segmentos de mercado com muitas particularidades no que diz respeito a seus processos. Para garantir a eficiência da operação de uma cadeia de lojas, um sistema de gestão tem de oferecer independência às lojas em relação à matriz no que tange as operações de venda e recebimento, sem desconsiderar a urgência da matriz em enxergar o todo e acompanhar cada passo?, afirma Alencar Berwanger, diretor de Marketing e Produto da Senior.

O destaque da solução da Senior fica por conta da economia de esforços para o cliente na integração entre matriz e filiais. Com isso, consegue-se maior uniformidade na aplicação das políticas comercial e de crédito em todas as unidades da empresa e mais controle dos fluxos de contas a pagar e a receber.

As soluções para ambos os segmentos estão adequadas ao SPED (Sistema Público de Escrituração Digital) e têm as devidas homologações, como PAF-ECF (Programa Aplicativo Fiscal ? Emissor de Cupom Fiscal) e TEF (sistema para transações com cartões de crédito e débito).

Eletromóveis

O sistema é direcionado a grandes redes de lojas que vendem eletroeletrônicos e móveis, sendo a matriz responsável por suportar as operações de todas as lojas, fornecendo os dados cadastrais e recebendo as informações consolidadas.

Já a estrutura de loja é focada para o atendimento ao cliente, permitindo a operacionalização das vendas, negociações, análise de crédito, recebimento e pagamento de títulos, além da gestão das informações da loja, como estoque, financeiro, tesouraria, entre outras funcionalidades.

Drogarias e farmácias

A solução propõe-se a trazer mais agilidade no acompanhamento dos resultados e nos processos de venda, aumentando a rentabilidade de toda a cadeia comercial. Em relação às especificidades do segmento de drogarias e farmácias, a tecnologia atende a convênios, às legislações vigentes, principalmente as exigências da ANVISA, facilita a emissão de relatórios e auxilia no controle de estoque, tornando o trabalho de gerenciamento mais simples, ágil e produtivo.

 

Fonte : Assessoria de Imprensa SENIOR

 

Postado por

Redação

em 30/09/2014 em Mercado

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.