filtros avançados

Busca simples


Busca Avançada

Varejista moveleiro melhora eficiência com software de gestão

Postado por Fátima Costa em 11/01/2017 em Mercado

lojas Mobile PortalERPg5 cc387bjpgLojas Móbile adotam software da EAC para garantir mais velocidade em seus processos, além da redução de custos.

Com o intuito de integrar e aperfeiçoar suas vendas, o grupo iniciou há dois anos, a implantação do sistema Nerus.

As Lojas Móbile, grupo mineiro que atua no comércio varejista de móveis em geral, acabam de adotar o sistema Nerus, solução da EAC Software ? especialista em software para gestão de rede de lojas no varejo.

No mercado desde 2003, o grupo Móbile concentram suas operações basicamente na Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG) e mantém uma rede com 60 lojas. Atualmente, a empresa conta ainda com 13 associados e sete lojas de colchões.

Com o intuito de integrar e aperfeiçoar seus processos de vendas, as Lojas Móbile iniciaram há quase dois anos, um projeto de implantação do sistema Nerus. 

De acordo com Adalberto Cabral, sponsor do Projeto e gestor Administrativo das Lojas Móbile, eles necessitavam de uma plataforma de software para integrar seus diversos departamentos, possibilitando a automação e armazenamento de todas as informações de negócios em um fluxo de informações único, contínuo e consistente. 

Ele lembra que os controles eram muito limitados e descentralizados. ?Em se tratando de um conjunto de redes de lojas operando de forma unificada e centralizada, isso dificultava as nossas ações coletivas e corporativas como estratégias de compras e marketing?, afirma. 

Precisamos muito da sua opinião! Participe da pesquisa Panorama Mercado de ERP Brasil 2016. Você vai levar 3 minutos e  ainda concorrerá a um sorteio de 1 Ipad Mini. Clique aqui!

Cabral revela que as informações não chegavam com o tempo hábil para as tomada de decisões. Os estoques eram individuais, divididos em 13 depósitos, e precariamente controlados.

Em busca de um novo software, eles decidiram pela solução da EAC Software e pelo sistema Nérus. 

Segundo explica Cléber Piçarro, diretor de Operações da EAC, o sistema Nérus é uma ferramenta que controla todos os dados e informações, sejam elas, sobre produtos, lojas, funcionários, parceiros e fornecedores e clientes. 

O sistema totalmente integrado tem por objetivo agilizar a comunicação entre as redes do Grupo, atuando nos sistemas de vendas, entrega, montagem e assistência técnica. Além disso, visa integrar as operações e os processos anteriores, como os pontos logísticos e o armazém. 

?Outro aspecto chave do ponto de vista tecnológico é o Nérus estar totalmente implantado na nuvem. Não temos que nos preocupar com local, energia, ar-condicionado, servidores, segurança, espaço, praticamente nada envolvendo infraestrutura. Caso não tivéssemos essa facilidade talvez não conseguíssemos migrar 60 lojas com tanta velocidade. A elasticidade e segurança da AWS, nuvem no qual o sistema está homologado, faz total diferença nesse momento?, explica Piçarro.

Sobretudo, o foco das Lojas Móbile era a redução considerável de custo, padronização de processos e a redução de esforço individual, disponibilizando a mão de obra para outros projetos corporativos.

?Com a ferramenta, centralizamos a gestão de logística, integramos as informações de todas as lojas, padronizamos processos, reduzimos custos de armazenagem, entrega e montagens. Houve também ganhos de produtividade, redução de saldos de mercadorias [mercadorias com avarias ou fora de linha], melhoria na gestão de compras e negociações com fornecedores?, afirma Cabral.

O executivo descreve também ganhos após a implantação do sistema.

?Houve redução do estoque na ordem de 70%, redução radical nos custos de entrega [50% de economia], redução de preços devido ao ganho de escala nas negociações e melhoria do atendimento nas lojas com simplificação dos processos [48 horas para entregar em qualquer cliente da região], assim como maior foco na estratégia do que na operação por parte dos sócios-diretores?, afirma. 

Para chegar até a solução da EAC Software, as Lojas Móbile já conhecia a empresa especialista em software, que atuava na região mineira e que atendia um dos lojistas do Grupo, há muitos anos, entretanto recebeu a indicação de outros clientes. 

Para os próximos anos, as Lojas Móbile esperam com a solução reduzir custos de armazenagem, na ordem de 70%; redução de estoque, em mais de 50%; além da redução da frota de entregas, em 60%; redução da equipe de montadores em 50%; redução de saldos e perdas, redução do custo de entrega na ordem de 40%, redução do custo de montagens na ordem de 35% e a redução considerável do tempo de entrega pelos fornecedores. 

?Assim como o aumento do poder de negociação com as indústrias, a desoneração dos lojistas de toda a operação logística e lojas se transformam em ambiente Showroom?, revela Cabral.

Interessa bater a meta de vendas e negócios em 2017? Clique aqui!

As Lojas Móbile mantêm um escritório central e o centro de distribuição na região denominada Chácara Cotia, na região de Contagem (MG). O grupo gera 350 empregos diretos e 85 indiretos, com um mix de 286 produtos.  

A EAC Software é uma empresa com atuação em todo o País, especializada em gestão de redes de lojas. A empresa atende redes com mais de 10 lojas do segmento de móveis, eletro, construção, autopeças e magazine (moda, calçados, joias e presentes). 

Fonte: Redação

Faça como mais de 48 mil profissionais e assine a nossa newsletter!

Postado por Fátima Costa em 11/01/2017 em Mercado