Upgrade em solução TOTVS de pesagem offline melhora recepção de cana e grãos
Postado porDaniela Quintana
em 07/07/2017 em NotíciasDe acordo com a companhia, segundo dados da pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, ano base 2016, apenas...
De acordo com a companhia, segundo dados da pesquisa realizada pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil, ano base 2016, apenas 34% da população rural tem acesso à Internet e quando se fala no número de casas, o índice é ainda mais baixo, 22%, contra 56% na área urbana, gerando problemas aos negócios da agroindústria pela falta de conectividade.
A companhia comenta que, sendo o cultivo de cana-de-açúcar bastante perecível, assim que chega à usina, tem que ser levada o mais rápido possível para a moagem, garantindo a melhor extração do caldo. Para este processo, o caminhão e a cana precisam passar pela balança e a diferença entre o peso do veículo vazio e do carregado determina o quanto gerou aquela colheita. Esta quantidade de toneladas, precisa, então, ser apontado no software de gestão da fazenda, para que haja controle em todas as etapas de produção. Porém, se houver falhas de conexão e a indústria não contar com uma solução que também opere em modo offline, sobram poucas alternativas viáveis para a operação. Normalmente, o funcionário faz as anotações manuais e, quando a rede volta, lança os dados no sistema, que podem ser contestados posteriormente, ou, em último caso, o caminhão fica aguardando até que o sinal reestabilize, o que gera filas e compromete o padrão de qualidade da produção.
A solução de pesagem offline da TOTVS proporciona uma comunicação ágil e segura, que segundo a empresa, se a conexão estiver boa, o sistema atua online, mas, se houver qualquer perda de sinal com o servidor, ele armazena os dados e, assim que restabelecido, sincroniza as informações automaticamente. Dessa forma, evitam-se que filas na pesagem e que falte matéria-prima na indústria, além de garantir governança à operação.
Outro ponto destacado pela provedora é que durante a fase de entrada da matéria prima, algumas cargas são sorteadas para serem submetidas a análises de qualidade, conforme orientações dos conselhos da área, neste caso, o CONSECANA, onde mais uma vez, os problemas de conexão podem gerar impactos maiores para a produção. Caso o laboratório não consiga registrar os dados no sistema, ou haverá um desvio de carga - uma vez que ficam retidas até que a tarefa seja finalizada - ou o processo será interrompido e a usina terá uma baixa representatividade de análise, estando sujeita a problemas de auditoria e penalização por não seguir as recomendações dos órgãos reguladores. Por isso, a funcionalidade offline atende também aos laboratórios industriais de recepção, que assegura o registro automático das análises, proporcionando eficiência à atividade por completo.
Segundo a desenvolvedora, os demais cultivos de grãos não são tão perecíveis quanto a cana-de-açúcar e têm um período maior após a colheita. Porém, o processo de logística tem uma particularidade diferente e também sofre com os problemas de conectividade com o servidor. Mesmo que armazenados por mais tempo nos caminhões, quando observamos o processo de pesagem em um armazém grande, como um porto ou uma estrutura de transbordo, quaisquer interrupções podem gerar um forte impacto no restante do ciclo.
Interessa bater a meta de vendas e negócios? Clique aqui!
?A conectividade no país é limitada e tem baixa qualidade de sinal, mesmo quando feita por cabeamento. Evitar que os caminhões fiquem parados na balança ou no laboratório garantem a produtividade da operação, sem prejuízos aos negócios por limitações técnicas, que estão fora do alcance do produtor. A TOTVS está comprometida em oferecer soluções cada vez mais especializadas para proporcionar às empresas maneiras eficientes de realizar a gestão das suas atividades?, comenta Fábio Girardi (foto), diretor de Agroindústria da TOTVS.
A companhia assegura que a solução de pesagem offline é totalmente integrada ao ERP PIMS Multicultivo, software de gestão especialista no setor de agronegócios, e ao Logtra, sistema de logística do transporte de cana de açúcar e outros cultivos de etanol 2ª geração, ambos da TOTVS.
Fonte: Redação
Faça como mais de 54 mil profissionais e assine a nossa newsletter!
Daniela Quintana
em 07/07/2017 em Notícias