Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Unimed Maceió estrutura gestão com oferta de BI

Postado por Redação em 14/10/2020 em Mercado

Com o suporte do Grupo Toccato e WCW Software, o sistema de cooperativas médicas conta com o Qlik para a gestão estratégica e, para o futuro, busca basear a análise preditiva no BI

O Sistema Unimed é conhecido internacionalmente como destaque no setor da saúde. Presente em 84% do território brasileiro. Atualmente, mais de 114 mil médicos e 2.828 hospitais credenciados integram o grupo, além de laboratórios, pronto-atendimentos, ambulâncias e hospitais próprios. Na região nordeste do país, destaca-se a atuação em estados como em Alagoas.

A Unimed Maceió implementou tecnologia para a gestão de áreas estratégicas e fundamentais para as operações do sistema na região alagoana. Utilizando como base a plataforma da Qlik, a operadora contou com o Grupo Toccato, especialista na estratégia de dados, e a WCW Software, empresa que entrega soluções tecnológicas e serviços de suporte e consultoria, para implementação do Business Intelligence (BI), que trouxe uma visão analítica necessária para a rotina corporativa.

Antes da tecnologia Qlik, a operadora encontrava lentidão para ter acesso à informação. Hoje, de acordo com a unidade, o BI tornou-se indispensável para Unimed Maceió. Inclusive, novos desenvolvedores e profissionais da área de TI foram contratados e treinados exclusivamente para utilização da plataforma. Áreas estratégicas da empresa necessitam dos dados extraídos da ferramenta da Qlik, considerada a principal para análise de indicadores e gestão da empresa.

“Rapidez no desenvolvimento dos painéis e a facilidade de integrar com diversas fontes de dados são os principais benefícios que encontramos na Qlik. Hoje, temos mais de 30 painéis rodando, sendo que cada área tem acesso aos seus respectivos dados. Utilizamos duas soluções de ERP e a Qlik atua como fonte de integração desses dados.”, afirmou Sérgio Morais, Coordenador de TI da Unimed Maceió.

De acordo com Washington Andrade, CIO da WCW Software, os ganhos com a implementação da ferramenta na Unimed Maceió crescem exponencialmente. 

“Os dashboards são utilizados por todas as áreas e times, o que proporciona acesso rápido e fácil às informações. Nós os ajudamos com treinamentos e capacitações, para que a ferramenta pudesse ser usufruída ao máximo. Vemos que os ganhos internamente permanecem em constante crescimento”, apontou Washington.

Já Guilherme Tavares, CEO do Centro de Serviços Compartilhados (CSC) do Grupo Toccato, salientou que em um momento tão delicado como o atual, ter o respaldo da tecnologia certamente ajuda os negócios a se estabilizarem. 

“A Unimed Maceió vem desempenhando um trabalho essencial, principalmente no período da pandemia. A operadora conseguiu estruturar o hospital de campanha em Alagoas, buscando o máximo de cuidado com a saúde de seus beneficiários. Vemos que a inteligência analítica os ajuda a crescer a todo instante e traz uma visão fundamental para essa área”, ressaltou Guilherme.

Para 2021, a ideia é que aconteça uma expansão tecnológica na operadora. Com a pandemia do novo coronavírus, houve uma necessidade mais urgente relacionada à análise de dados, sendo que está nos planos da Unimed Maceió a criação de uma área estratégica para análise preditiva. 

 

Postado por Redação em 14/10/2020 em Mercado