Unimed Fortaleza investe em transformação digital para expandir ganhos
Postado por Redação em 30/07/2020 em Notícias TechUnimed Fortaleza reduziu custos com projeto desenvolvido pelo HPE GreenLake
A Unimed Fortaleza, que integra o Sistema Nacional Unimed e é a oitava do país em número de beneficiários, foi uma das primeiras organizações do Brasil a apostar no HPE GreenLake, a solução de TI as-a-Service e de pagamento por uso da HPE.
Atualmente a Unimed Fortaleza beneficia mais de 340 mil pessoas. Com um quadro de 4 mil médicos e 3 mil colaboradores, a cooperativa atende toda a região metropolitana de Fortaleza e diversas cidades interioranas.
A tecnologia que dá suporte a todo o trabalho envolve diversos sistemas, entre eles ERP, Sistema Hospitalar, Business Intelligence, automação de processos e automação de rotinas repetitivas, aplicativo mobile e assistentes virtuais operados via WhatsApp: uma para atender os clientes, outra para facilitar a comunicação entre médicos cooperados e operadora, e a terceira através da qual a área de Gestão de Pessoas atende colaboradores.
Ciente da necessidade de um modelo de TI que fosse capaz de acelerar o seu desempenho ao mesmo tempo em que reduzisse seus custos, no fim de 2018, às vésperas da renovação de contrato para data center, a Unimed Fortaleza chegou a um projeto que apostava na migração de todo o data center para uma infraestrutura HPE Synergy com storages HPE 3PAR All-Flash, tudo dentro de uma solução HPE GreenLake, entregue como serviço e com pagamento de acordo com o uso e demanda do sistema.
A fase de migração foi concluída em 45 dias. A equipe técnica da Unimed Fortaleza informou que não encontrou dificuldades para implantar as novas soluções. Ainda de acordo com a organização, foi possível realizar a operação, de ponta a ponta, sem perda de dados, quedas de sistema e sem impactar os usuários finais, uma preocupação importante para uma organização que presta atendimento diariamente a 340 mil pessoas.