Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Três tendências de inovação que devem estar alinhadas com planejamento de TI

Postado por Milton Felipe Helfenstein, diretor comercial da Envolti em 24/10/2022 em Artigos

Compartilhar:

Não há como negar que o ano de 2022 está sendo incomum e até mesmo difícil em diversos aspectos. Ouso afirmar que ele tem sido até mais desafiador do que os dois últimos anos de pandemia, já que, além de ainda lidarmos com o Covid-19 e suas variantes, passamos por diversos acontecimentos marcantes que fazem parecer que o ano não terá fim.

Por outro lado, na área de tecnologia, é possível ver grandes avanços. A Gartner, empresa de consultoria e pesquisas em TI, lançou, recentemente, uma previsão de que os gastos mundiais com TI devem perfazer cerca de US$ 4,5 trilhões ainda em 2022 - um aumento de 3% em relação ao ano passado.

Aproximando-nos do terceiro quarter do ano, os próximos meses devem ser trabalhados com o olhar voltado, também, para 2023. Este é o momento de alinhar o escopo para o final do ano, além de organizar o orçamento para os investimentos futuros.

Uma das fortes tendências para 2023 é a automação de processos. O relatório da Automation Anywhere em parceria com a Futurum Research indicam que, para o próximo ano, os orçamentos de automação estão aumentando consideravelmente, com mais de 77% das empresas indicando que devem ampliar seus investimentos nesta área para 2023.

Com o acesso facilitado a tecnologias e a familiarização dos usuários com os serviços feitos de forma online, como compras, agendamento de consultas, acesso a bancos digitais, transações financeiras feitas por meios eletrônicos, o que o consumidor mais deseja é um serviço personalizado. Portanto, contar com uma empresa que forneça serviços feitos sob medida é a garantia de que a companhia conseguirá entregar o que o cliente deseja.

Outra questão importante é a Lei Geral de Proteção de Dados, que, apesar de estar em vigor no Brasil desde 2020, ainda gera dúvidas e muitas empresas ainda não aderiram totalmente, ou da forma correta, a ela. Essa é uma tendência para agora e para os próximos anos, já que os usuários estão cada vez mais cientes da legislação e de que sua privacidade deve ser respeitada e protegida.

Projetos de body shop e sustentação de software são indicados para levantar e implementar  melhorias na infraestrutura de TI, com relação à LGPD. Após uma consultoria com profissionais especializados, é possível indicar as melhorias necessárias para que o sistema seja mais adequado e voltado para a proteção dos dados do usuário.

Por fim, é imprescindível observar que a definição de um escopo flexível na área de TI, onde ajustes são mais fáceis de serem aplicados ao longo dos projetos, pode tornar o trabalho nesta reta final de ano mais assertivo, além de garantir que os trabalhos continuem no próximo ano.  Ter equipes e profissionais especializados nas mais diferentes frentes de tecnologia, atuando em um ambiente propício para a mudança e melhoria contínua é essencial para a transformação digital efetiva dos negócios.

Foto: Milton Felipe Helfenstein, diretor comercial da Envolti

Postado por Milton Felipe Helfenstein, diretor comercial da Envolti em 24/10/2022 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.