TOTVS traz solução voltada para agronegócio
Postado porFátima Costa
em 01/12/2016 em NotíciasNa fase de lançamento, a ferramenta está focada na compra de leite, mas será expandida para outros insumos nos próximos...
Na fase de lançamento, a ferramenta está focada na compra de leite, mas será expandida para outros insumos nos próximos meses. O público alvo da funcionalidade é a indústria de laticínios, que apresenta uma forte demanda por controle de qualidade.
?O setor precisa medir diversos indicadores da matéria-prima comprada e, em cima dessa análise, faz o pagamento dos fornecedores. Por isso, desenvolvemos um módulo capaz de controlar cada etapa do processo, o que permite que nossos clientes reduzam riscos e custos, além de ganharem agilidade?, explica o diretor do segmento de Manufatura da TOTVS, Carlos Valle (foto).
De acordo com a fornecedora, a compra do leite envolve produtores, transportadoras e indústrias de laticínios. Por essa razão, a tecnologia oferecida pela TOTVS gerencia os processos da cadeia de suprimentos de forma completa, passando por aquisição, transporte, controle de qualidade, gestão de custos com captação e pagamento. Nela, é possível, por exemplo, definir rotas com pontos de coleta do insumo, informando os responsáveis.
Além disso, o monitoramento do transporte é realizado por compartimento do caminhão, garantindo toda a rastreabilidade necessária. Na entrada da matéria-prima, são registradas as informações desde a placa do veículo e nome do motorista até a quantidade, peso e volumes recebidos. A partir daí, inicia-se todo o processo de análises laboratoriais (internos e externos), permitindo a liberação ou não do lote de cada repartição para uso da indústria.
Interessa bater a meta de vendas e negócios em 2016? Clique aqui!
Os resultados das avaliações são inseridos no ERP e um técnico responsável define a aprovação ou reprovação dos produtos, de acordo com os valores de referência previamente cadastrados.
O sistema oferece um menu de não conformidades para que cada uma seja tratada de acordo com suas características, sendo possível avaliar divergência de quantidade, qualidade, procedimentos de transporte, entre outros. De acordo com estas apurações, podem ser penalizados o produtor ou a transportadora, descontando o custo do leite não aproveitado do valor a pagar. É possível definir, de forma flexível, regras para formação dos preços que levam em conta volume, análises, bônus e punições.
Por meio dessa tecnologia, a indústria pode, também, gerenciar as parcerias feitas com os produtores.
?Nesse mercado, é comum que o fornecedor do leite faça a aquisição de insumos para sua atividade em estabelecimentos conveniados com a indústria e o custo disso seja abatido do preço final do produto?, conta Valle. Nesse caso, o Fechamento Financeiro leva em consideração adiantamentos, empréstimos, convênios, entre outros, para a apuração dos Créditos e Débitos do período e fechamento do demonstrativo de pagamento.
Ainda segundo Valle, o módulo de gestão de aquisição de produto agrícola proporciona às indústrias que processam leite a tranquilidade de que cada preço será formado em cima dos critérios por elas definidos e, acima disso, que sua mercadoria final contará com insumos da melhor qualidade.
Fonte: Redação
Faça como mais de 48 mil profissionais e assine a nossa newsletter!
Fátima Costa
em 01/12/2016 em Notícias