Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

TOTVS e HCor desenvolvem solução para gestão da saúde

Postado por

Marilia Caride

em 26/05/2015 em Notícias

Trata-se do software HIS (Hospital Information System), uma evolução da plataforma de gestão da TOTVS voltada para a saúde, que...

Trata-se do software HIS (Hospital Information System), uma evolução da plataforma de gestão da TOTVS voltada para a saúde, que com a colaboração do HCor, foi transformado numa solução que ajudará essa e outras instituições no atendimento prestado a seus pacientes.

Tendo em vista as melhores práticas do mercado e elevados padrões de qualidade, a tecnologia tem, entre suas funcionalidades a Gestão do Paciente, que consolida um cockpit com o registro integrado de todas as etapas de atendimento, desde a internação, a dispensação de medicamentos, os exames e as informações financeiras, até a alta do paciente. Por meio de indicadores de gestão, a tecnologia proporciona a visualização dos pacientes de forma individualizada, porém, abrangendo todo o seu contato com o hospital, permitindo um controle efetivo dos processos.

Para a área financeira, o HIS traz flexibilidade ao hospital para parametrizar suas rotinas e customizar workflows para operação e gestão. A vantagem é que todos os processos estão ligados aos serviços prestados ao paciente e captura as atividades faturáveis, gerando controle e otimização da sua operação sob diversas perspectivas, seja pela central de autorizações, gestão de repasses, gestão de contratos ou gestão de glosas, por exemplo.

O Gerenciador de Dispensação para farmácias também é contemplado pela solução. Assim que o médico solicita um medicamento para um paciente, o pedido é encaminhado à farmácia do hospital. Automaticamente, o sistema repassa as orientações da prescrição do medicamento, com a dosagem e o tempo de uso, para a separação do material, com a devida etiquetagem, a ser retirado pela enfermeira. Tudo é selado e ocorre perante um controle preciso, visando garantir total segurança na administração do medicamento. Além disso, a solução é integrada de forma nativa com equipamentos gerenciadores de dispensação (como a PIXYS, por exemplo), resultando em maior produtividade, controle e velocidade em todo o processo de dispensação.

Por representar um dos maiores custos hospitalares, o manuseio e o transporte de medicamentos onerosos exige um monitoramento minucioso para se obter um maior controle financeiro das despesas. A segurança também chega ao paciente, que tem tranquilidade quanto à administração dos medicamentos, com a certeza de que é realizada da forma correta, respeitando todas as indicações do seu médico com o apoio do Prontuário Eletrônico 5 Certos, que realiza as validações quanto ao medicamento certo, ao paciente correto, na dosagem, tempo e via correta.

Outra área impactada de maneira positiva é o call center. O atendente pode solicitar diversos e diferentes exames em uma única tela, o que facilita o processo, que, habitualmente, ocorre de forma separada. Com inteligência tecnológica, o sistema indica a melhor sequência para o agendamento e, dependendo da composição de diferentes exames, informa, inclusive, se há conflitos nos preparatórios que impedem a realização deles em um mesmo dia. O resultado é a otimização e a agilidade do atendimento prestado, mais uma vez percebidos pelo paciente, que não perde tempo durante essa rotina.

Marcelo Souccar, diretor do segmento de Saúde da TOTVS comenta que a plataforma consolida todas as premissas de qualidade para a área da Saúde. ?Não há no mercado outra solução que gere, simultaneamente e de forma completa, performance clínica, resultado operacional e compliance fiscal. Com o Hospital Information System entregamos uma proposta de valor com garantia de resultados para os nossos clientes?, destaca. 

Desenvolvido por uma equipe de 50 profissionais, que envolve técnicos, programadores, médicos e enfermeiros, o HIS levou cerca de 500 mil horas de trabalho para ser produzido. O projeto no HCor está em conclusão e tem previsão de entrar em operação em agosto deste ano. Segundo a TOTVS, outras empresas do setor de Saúde já adquiriram o software, que atualmente está em fase de implementação.

Fonte: Redação

 

Postado por

Marilia Caride

em 26/05/2015 em Notícias