Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Tok&Stok agiliza processamento de dados com nuvem da Oracle

Postado por Redação em 22/06/2022 em Notícias Tech

Com foco no crescimento de seus negócios, empresa opta pelo Oracle Cloud Infrastructure e tem ganho de 15% no processamento de banco de dados

Com cerca de 68 lojas espalhadas por 22 estados no país, e com possibilidade de duplicar esse número nos próximos anos, a Tok&Stok está escalando demandas e procurava por uma inovação que pudesse acompanhar o seu crescimento, agilizar as entregas, ampliar a presença nos canais digitais e melhorar a análises de dados.

A escolha teve como base a flexibilidade que a nuvem oferece, uma vez que o on-premise exige atualizações constantes em hardware. Fruto do empreendedorismo do casal francês Régis e Ghislaine Dubrule, a empresa tem o conceito de promover produtos exclusivos e soluções práticas para o cotidiano das pessoas. Por ter essa mentalidade focada nas vidas das pessoas, a varejista remodelou suas estratégias centralizando o cliente em todos os seus processos para, efetivamente, entregar uma experiência única.

“Trabalhávamos com on-premises da Oracle e, desde o meio de 2019, começamos a migração da nossa infraestrutura física para o Oracle Cloud Infrastructure (OCI) em Exadata com intuito de começar nossa jornada de ampliação dos negócios”, conta Anderson Portela, coordenador de banco de dados da Tok&Stok.

A importância de ter as operações na nuvem está alinhada à estratégia de atendimento e experiência do cliente da Tok&Stok em ter entregas com agilidade, o que gera desafios novos diários e desenvolvimento de funcionalidades para garantir uma compra de qualidade, ampliando oportunidades de novas soluções e Time to Market. Com a migração feita, Anderson cita que um dos ganhos foi no processamento para o business intelligence e, atualmente, os principais processos no OCI tiveram ganhos de 50%. “A Tok&Stok vem utilizando o Exadata desde quando ele foi lançado na América Latina, após diversas atualizações e mudanças, já estávamos planejando substituir o ambiente, mas optamos por olhar o serviço de nuvem da Oracle, no qual os testes se mostraram eficientes e fazia sentido prosseguir”, explica Anderson. Com isso, todos os procedimentos da companhia rodaram com uma velocidade maior e usando praticamente a mesma infraestrutura ou até menor.

Para Marcos Pupo, vice-presidente sênior de Tecnologia Oracle Cloud para América Latina, essa virada de pensamento do mercado é o ponto mais importante para oferecer uma jornada única aos clientes. Anderson cita ainda que os benefícios da nuvem incluem a melhora significativa no tempo médio de execução de SQL de compilação que melhorou 69% e na quantidade total de execuções de SQL teve um aumento de 27%.

“Para nós, é importante que tudo seja consolidado num único lugar o mais rápido possível para termos uma única fonte de informação confiável que a empresa entende que é, de fato, a correta. Todos estamos olhando a mesma informação, praticamente ao mesmo tempo, para tomarmos as decisões com menos desgaste da infraestrutura inteira”, disse Anderson.

“A área de TI atuou agregando mais valor às nossas operações e trazendo inteligência para nossos negócios. Como a nossa infraestrutura deixou de ser um problema, podemos focar nos próximos passos da Tok&Stok, mostrando que estamos preparados para suportar o nosso crescimento. Estamos em um momento em que as empresas estão enxergando o quão necessário é a nuvem. Essa mudança na Tok&Stok reforça ainda mais que a jornada da nuvem é sem precedentes e promissor para a saúde das empresas”, pontua Marcos.

Nos próximos anos, a Tok&Stok continuará expandindo suas lojas físicas e inovando a experiência do consumidor. “E sei que estamos no caminho certo para isso, porque só em termos de sistema, nós saímos 100% de um ambiente físico, onde nós tínhamos toda a nossa estrutura em um datacenter, e fomos para uma infraestrutura rodando completamente em nuvem”, acrescenta Anderson.

Postado por Redação em 22/06/2022 em Notícias Tech

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.