TIVIT gerencia ambiente de interoperabilidade em nuvem
Postado por Redação em 31/08/2022 em Notícias TechInfraestrutura viabiliza base de controle e mecanismos de troca de informações padronizadas de acordo com a convenção 3.952 do Banco Central sobre Recebíveis de Arranjos de Pagamento
A TIVIT, multinacional brasileira e one stop shop de tecnologia, realiza gerenciamento do ambiente do sistema de interoperabilidade em nuvem e baseado em blockchain para Conexão Operacional Ativa entre a registradora CERC e mais duas outras, signatárias da Convenção 3.952, sobre a circular de mesmo número do Banco Central do Brasil (BCB) a respeito de Recebíveis de Arranjos de Pagamento.
Registradoras de recebíveis são entidades autorizadas pelo BCB a registrar a Agenda de Recebíveis Futura dos estabelecimentos que realizam operações via meios de pagamento em conta pós-paga e de depósito à vista no Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
De acordo com a circular, ficou estabelecida a implementação de um sistema operacional entre as registradoras que permite o registro e a troca de informações enviadas pelas instituições credenciadoras e subcredenciadoras, como verificação da unicidade do registro de recebíveis, agenda para cumprimento de obrigações, contratos de negociação de recebíveis e portabilidade das agendas entre os sistemas de registro. O objetivo é evitar que um mesmo recebível seja negociado por mais de uma Registradora Signatária.
A TIVIT foi contratada após concorrência para intermediar a implementação do projeto e para prestar serviço de gerenciamento (Cloud Managed Services - CMS) da arquitetura desenvolvida pela 7COMm, empresa especializada em soluções de Open Banking, no ambiente Google Cloud, além do broker.
Para atender ao principal desafio das expectativas das Registradoras e suportar o volume de 1.74Tb de transações processadas na plataforma nas primeiras semanas, a multinacional destacou uma equipe em sala (war room) dedicada integralmente ao acompanhamento dos processos e ao trabalho nas configurações de escalabilidade (auto scaling).
Daniel Galante, Diretor-Executivo e Head de Cloud Solutions e CyberSec na TIVIT, reforça a importância da nuvem em projetos como esse, inovadores para o sistema financeiro brasileiro. “A nuvem oferece capacidade inigualável de escalabilidade para atender às demandas de um projeto como esse, que hoje tem infraestrutura pronta para receber e integrar novas signatárias sem causar qualquer impacto”, afirma.