Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Tecnologia e gestão de vendas: Caminho para a evolução

Postado por Tiago Brandes, CEO da Mercos em 24/09/2019 em Artigos

O mercado tem se transformado em uma velocidade que impõe desafios às empresas. Para se destacar e crescer, é preciso...

Tecnologia e gestão de vendas: Caminho para a evolução

O mercado tem se transformado em uma velocidade que impõe desafios às empresas. Para se destacar e crescer, é preciso investir em estratégias comerciais e garantir eficiência operacional.

Nesse cenário, nos últimos anos, foram criadas tecnologias que permitem integrar não apenas os processos internos de uma companhia, mas também os agentes da cadeia, impulsionando negócios de diferentes segmentos.

Quando tratamos da área comercial, os softwares de gestão de vendas são as principais soluções para automatizar processos como a emissão de pedidos, atualizar informações e organizar os dados de clientes e de vendas.

Com isso, os vendedores também ganham mais agilidade e os indicadores ficam centralizados em um único ambiente.

Essas plataformas possibilitam a tomada de decisões mais estratégicas e têm impacto direto nas vendas, já que os gestores passam a visualizar com mais minúcia o que os leva aos resultados.


Isso fica claro a partir da pesquisa realizada em 2015 pelo IDG Research Services, bureau internacional de pesquisa voltado ao setor B2B, que aponta que as empresas que utilizam sistemas de gestão têm crescimento 35% mais veloz e um ganho de 10% em produtividade em comparação às que não utilizam esse tipo de ferramenta.

No Brasil, o setor empresarial ainda está tomando consciência a respeito das vantagens dos sistemas de gestão de vendas, o que torna o país um mercado em potencial.

Prova disso é o levantamento do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), que indicou que 35% dos empresários brasileiros utilizam algum tipo de tecnologia para alavancar os negócios, enquanto apenas 8% investem em softwares de gestão de vendas.

A tendência é que o futuro da gestão de vendas seja marcado cada vez mais pela otimização de processos com o apoio da tecnologia e pelo papel mais estratégico do gestor. No caso das indústrias e distribuidoras, também se destaca a maior integração entre vendedores e gestores, possibilitada pela tecnologia.

Com a gestão facilitada pela tecnologia e uma visão mais apurada a respeito de toda a cadeia e dos próprios resultados, a jornada rumo à transformação é inevitável.

Postado por Tiago Brandes, CEO da Mercos em 24/09/2019 em Artigos