Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Estudo aponta que 75% das empresas brasileiras apostam em APIs para agilizar processos internos

Postado por

Daniela Quintana

em 23/11/2017 em Notícias Tech

Compartilhar:

O estudo, que mostrou o impacto das aplicações em negócios digitais de empresas de diferentes segmentos, apontou ainda que 70%...

O estudo, que mostrou o impacto das aplicações em negócios digitais de empresas de diferentes segmentos, apontou ainda que 70% usam as APIs para expandir sua proposta de valor, 55% usam para criar um ecossistema de parceiros e metade usa para fomentar a inovação.

Segundo Kleber Bacili, CEO da Sensedia, as APIs são o tecido de conexão entre o que as empresas possuem e todas as suas experiências digitais.

?Seja por meio de aplicativos, parceiros, conexões internas e externas. O que temos percebido é um interesse crescente do mercado corporativo por esse assunto, principalmente quando se trata de plataformas digitais?, explica o executivo.

Segundo a companhia, um fato curioso do estudo é que o uso de APIs em empresas grandes e médias têm crescido: 50% adotaram a tecnologia há, pelo menos, dois anos. E, o levantamento mostra que 80% dessas empresas aumentaram a quantidade de APIs em produção do ano passado até agora.

No segmento de grandes e médias, 87% possuem de 1 a 20 aplicações consumindo APIs, o que segundo é uma prova de que a estratégia de parceiros conectados é limitada aos mais próximos. O estudo também destaca que o desenvolvimento de aplicações ainda leva um tempo, e apenas 10% dessas empresas conseguem lançar uma API em poucos dias.

Diferença entre grandes e médias

O que chama a atenção no estudo ?O Estado das APIs?, é que segurança é um fator relevante para esse segmento empresarial; afinal, 85% consideram a questão para as suas estratégias de APIs. Para 57% delas, a escalabilidade das integrações é o segundo principal fator.

Para as grandes empresas há três fatores importantes: governança (43%), monitoração (50%) e insights para os negócios (42%). Entre as médias, esses itens também são importantes, mas em menor patamar. A governança e monitoração representam 26%, cada, enquanto os insights para os negócios, 22%.

Quer receber atualizações sobre o ERP Summit 2018? Clique Aqui!

?O estudo evidencia que a adoção das APIs pelas empresas brasileiras está bem dividida. Embora usem para acelerar suas estratégias de transformação digital, isso é feito por meio de integrações, parceiros, para conectar empresas de fora, e por meio de APIs abertas, que as empresas usam quando pretendem se posicionar como plataforma?, explica Kleber Bacili.

O levantamento mostra que 85% das grandes empresas usa APIs para fazer integrações internas, e o desenvolvimento de apps é parte desse processo, afinal, elas preferem as APIs aos webservices. No entanto, apenas 65% dessas organizações usam APIs para entregar boas experiências, de forma ágil, aos clientes internos e externos, por meio de aplicações.

O segundo caso, e mais comum, é no uso das APIs para integração com parceiros, uma realidade presente em 70% das empresas; o terceiro, para melhorar as experiências digitais; e, por último, para inovação aberta e plataformização, com 34% das empresas trabalhando para criar plataforma em cima de seus produtos/serviços.

Outra conclusão da pesquisa é que 30% das grandes empresas não precisam fazer nenhum esforço para fomentar o consumo das APIs, e nas médias, o número sobe para 45%. No universo das grandes, 51% têm Dev Portal, um portal que fornece aos desenvolvedores dados das empresas, sem precisar fazer esforço de comunicação, e 15% fazem Hackathons e workshops para fomentar o uso e comunicar a falta de maturidade nos programas de parceiros ou em uso interno.

Fonte: Redação

Fique atualizado sobre as tecnologias que permeiam o ERP e assine a nossa newsletter!

Postado por

Daniela Quintana

em 23/11/2017 em Notícias Tech

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.