Solução de pagamentos da Seidor reduz até 80% do custo das operações
Postado por Redação em 13/09/2024 em Notícias4pay foi lançado neste mês de setembro durante evento da SAP. Em entrevista ao Portal ERP, desenvolvedor comenta sobre a nova plataforma
Raphael Carneiro, desenvolvedor do 4pay da Seidor - Foto: Mateus Trevine/Portal ERP
A SEIDOR lançou durante o SAP Now Brasil, realizado na última semana, o 4pay, uma solução de pagamentos via API. A empresa comenta que com a solução, além de otimizar o tempo gasto nas operações, pode se reduzir em até 80% os custos bancários de uma empresa. Com o novo produto, a Seidor tem como meta atingir 2 mil clientes em dois anos.
Desenvolvido para otimizar a gestão de cobranças, o 4pay facilita a comunicação com instituições financeiras, proporciona agilidade e segurança em todas as etapas do processo de emissão de boletos. Além de gerar economia, o produto contém funcionalidades como compensação instantânea e recebimento em tempo real; simplificação rápida, que permite alterações nos boletos com um clique; total precisão na entrega; praticidade para cobrar inadimplências; e emissão automática, que promove um ganho de 99,7% de tempo, com redução de esforço.
A ferramenta pode ser adquirida por empresas de todos os portes e segmentos e possui integração com o ecossistema SAP, incluindo toda a família SAP S/4HANA e SMB (Small and Midsize Business), bem como outros ERPs de mercado. Como diferencial, o produto oferece escalabilidade automática conforme o volume de dados; serviço em operação 24 horas todos os dias da semana; autenticação e segurança das informações com a AWS; alta performance com processamento ilimitado; e um time de especialistas disponíveis para atendimentos.
A Seidor informou que o 4pay integra o portfólio de soluções fiscais da empresa, que inclui o 4tax, uma suíte fiscal que oferece módulos que suportam todas as fases da apuração fiscal, proporcionando uma melhor experiência ao usuário, e o 4unity, ferramenta de gerenciamento de documentos eletrônicos e comunicação com os fornecedores.
Em entrevista ao Portal ERP, o desenvolvedor da solução 4pay, Raphael Carneiro, comentou sobre como, na prática, funciona esta nova solução. "Identificamos uma dor no mercado que era a questão da cobrança. O fluxo de faturamento e de cobrança possuiam processos morosos, não tinha muita automação. Então, o pessoal reclamava muito disso e a gente viu essa necessidade de solução desses problemas e desenvolvemos e implementamos o 4Pay", diz.
Carneiro comenta que o 4Pay, "é um facilitador imenso para essa parte de cobrança junto ao ERP SAP com as instituições financeiras". "Uma vez que a nota é faturada e gera-se o documento contábil, de forma 100% automatizada, a gente já gera o boleto com o PIX registrado no banco e já envia para o cliente. O cliente já pode pagar na hora, não precisa mais de tempo de registro. E uma vez que ele paga, a gente já faz um callback de compensação na hora no SAP. Então, o processo é 100% automatizado", explica.
Raphael lembra que no método antigo, antes dessa automação, esse processo demorava até um dia para conseguir fazer uma compensação. "No processo natural, você nunca conseguiria emitir um boleto e o cliente pagar na hora, e, principalmente, ter um callback de compensação imediato. Com o nosso 4pay, você já gera, o cliente já paga e, na hora, você já tem compensação no SAP."
PIX e rápida compensação
"O outro ponto que a gente viu, que era uma economia muito grande, foi em função do PIX. Muita gente não sabe, mas a taxa do PIX é extremamente inferior à taxa de boleto. No mercado, a média é de R$2,50 por boleto e R$0,50 por PIX. Quando o cliente paga por PIX, a taxa só é cobrada depois do pagamento, o que gera uma economia enorme", comenta. "Com isso, a gente manda o Boleto e o pix, e dá as duas opções para o cliente, encaminhamos no e-mail e no WhatsApp do cliente para tentar direcionar o pagamento via PIX, porque com o PIX você tem dinheiro na conta na hora, compensação em tempo real e uma taxa absurdamente menor.", explica o desenvolvedor.
Cobrança
Raphael ainda comenta que a Seidor está implementando vários outros produtos para facilitar as transações. "Agora, a gente já envia lembretes de pagamentos, lembrando o cliente que o boleto vai vencer amanhã, e que ele pode ser pago com o QR Code do PIX. "Também é possível configurar lembretes após o vencimento, como dois ou cinco dias de atraso", comenta. "Tudo isso é integrado ao SAP, e o que antes era feito manualmente, agora fazemos de forma 100% automatizada, e com suporte na nuvem", finaliza o desenvolvedor da 4pay.
Trusted Advisor no mercado
A criação do 4pay vem ao encontro do atual momento vivido pela Seidor, que tem o objetivo de se tornar um Trusted Advisor no mercado, como explica Agustín Dúran, CEO da Seidor Brasil. “Estamos focados em entregar para os nossos clientes soluções avançadas que complementem a usabilidade e eficiência dos seus sistemas de gestão. Esse movimento reforça o nosso novo posicionamento e compromisso de investir, cada vez mais, no desenvolvimento de soluções avançadas e inovadoras”, diz.
Já Victor Cruz, Head de Produtos da Seidor, comenta: “A partir de agora, os nossos usuários terão mais um componente importante que irá garantir a gestão financeira da organização. O 4pay chega como mais um assistente na jornada fiscal, focado na emissão de boletos com Pix integrado (Bolepix), sanando os desafios e gerando agilidade e segurança nas operações do setor financeiro, com o intuito de estabelecer uma gestão ágil e eficiente”, pontua.