Solução da TIVIT reduz em 91% os prazos de emissão de notas fiscais de gigante do chocolate
Postado por Redação em 14/06/2024 em NotíciasPlataforma WEB possibilita diminuição em dez vezes do prazo médio para emissão de notas ao transportador
Helenice Oliveira, diretora de operações da TIVIT
A TIVIT criou uma solução de ECM para digitalização dos serviços de canhotos digitais para uma empresa do setor de chocolates. De acordo com a empresa, o principal desafio da companhia era ampliar globalmente os prazos de pagamento, sem prejudicar financeiramente o fluxo de caixa do transportador. Deste modo, por meio de soluções de ECM com documentos digitais, a TIVIT desenvolveu uma plataforma WEB que permite a interação com scanners para upload massivo, fazendo com que os comprovantes das entregas feitas no dia pelo transportador sejam digitalizados de qualquer localidade e em tempo real.
“Para esse processo, criamos uma aplicação na qual são recepcionados os canhotos já digitalizados na ponta e utilizados na comprovação da entrega. Então, eles passam por um processo de auditoria e conferência dos dados obrigatórios e, estando de acordo com o esperado, a emissão das notas para pagamento são instantaneamente liberadas”, explica a diretora de operações da TIVIT, Helenice Oliveira.
A TIVIT explica que a solução conta também com uma ferramenta de OCR que reconhece o comprovante e o pré-indexa na base de dados existente, permitindo que o cliente possa gerenciar os KPI´s de acordo com sua esteira de negócios. A plataforma também gera um relatório analítico detalhado para fins de acompanhamento operacional, bem como o registro das ações por perfil de usuário.
Segundo Helenice, os impactos positivos com a solução da TIVIT foram imediatos. “O prazo de emissão de uma nota ao transportador, que chegava a levar, em média, 45 dias úteis, foi reduzido para 4 dias úteis - uma economia de 91% do tempo. Se o tempo de emissão da nota diminui, a demanda global de pagamento do transportador também diminui, o que torna a empresa muito mais competitiva para o mercado mundial”, pontua.
Com esta nova funcionalidade, a empresa de chocolates (que não teve o seu nome revelado, por questões contratuais) conseguiu adequar os prazos de pagamentos e o reconhecimento da receita (vendas) de forma mais ágil. “Contar com o apoio da TIVIT para entender a nossa necessidade e nos atender de forma integrada impactou toda a cadeia de negócio e aumentou tanto o fluxo de caixa dos fornecedores e quanto a receita do negócio”, conclui a executiva.