Sementes Jotabasso otimiza processos com SoftExpert Suite
Postado por Redação em 28/10/2021 em MercadoA tecnologia da Jotabasso tem como propósito a expansão de seus negócios entregando sementes com potencial produtivo aos produtores rurais
A Sementes Jotabasso, produtora brasileira de sementes, automatizou o processo de embarque de insumos em suas cinco unidades produtivas com a implementação da solução SoftExpert Suite, plataforma corporativa para a gestão integrada.
A produtora, com capacidade produtiva de 30 mil toneladas por ano, através da solução, garantiu mais eficiência e satisfação do cliente, permitindo o acompanhamento das etapas do fluxo por WhatsApp. Com uma área total de 100 mil hectares, a empresa dedica-se ao cultivo de sementes de soja e grãos, tais como sorgo, trigo, aveia, entre outras, e também aposta na diversificação de negócios atuando com lavoura-pecuária e genética animal.
A tecnologia da Jotabasso tem como propósito a expansão de seus negócios entregando sementes com potencial produtivo aos produtores rurais. Para acompanhar esse crescimento, a Jotabasso identificou a necessidade de automatizar todo o sistema de embarque com o objetivo de melhorar a experiência do consumidor. O gerente de BI da Sementes Jotabasso, Maikon Abati, explica que o principal desafio era gerenciar a logística de transporte dos insumos.
“Nós buscávamos uma solução que nos ajudasse a ter visibilidade sobre todas as etapas do processo de entrega e que nossos clientes pudessem acompanhar o status dos pedidos”, afirmou Maikon Abati.
A organização, que pretende evoluir a infraestrutura tecnológica, somente nos últimos três anos, investiu mais de R$ 300 milhões e implantou a ferramenta SoftExpert Suite para gerenciamento de todo o fluxo de transporte de cargas. Inclusive, Abati conta que foi criada uma área exclusiva de embarque, responsável por conduzir esse projeto.
“Com a solução, que oferece visões profundas do negócio por meio de painéis, dashboards e notificações, agora, a liderança tem segurança e maturidade para avaliar quais são os pontos críticos, se os prazos estão sendo cumpridos e quais são as maiores dores dos clientes”, reforça Abati.
Os produtores precisam receber seus insumos no prazo correto, principalmente por conta da janela de plantio que dura em média 30 dias. De acordo com Abati, esse foi o principal ganho com a automação dos processos: permitir uma experiência completa ao cliente, com agilidade e transparência.
“Hoje, após três meses de implantação do software, com papéis funcionais, responsabilidades e SLAs bem definidos, nós temos visibilidade real de todas as etapas e o nosso cliente também consegue monitorar pelo chatbot em que fase está o carregamento, rastrear em tempo real o caminhão, e ainda recebe notificações, de forma automática, por e-mail e WhatsApp, tudo integrado à plataforma SoftExpert Suite”, declara Abati.
Atualmente, além do departamento de embarque, os setores de logística, financeiro, comercial, fiscal, armazenagem e administrativo são os que mais utilizam a solução. A expectativa da companhia é desenvolver uma estrutura de CSC (Centro de Serviços Compartilhados) para atender todas as áreas da empresa com o software e, consequentemente, entregar produtos cada vez mais alinhados às expectativas dos consumidores.
Você é uma consultoria? Participe do Guia 500+ Consultorias de TI do Brasil! Acesse aqui!
Foto: Reprodução