Segundo IBM, apenas 5% das empresas usam uma única nuvem
Postado por Redação em 10/11/2021 em Notícias TechApesar do aumento dos ataques cibernéticos, um terço dos entrevistados não tem a segurança como sua prioridade
A IBM lançou o estudo global sobre transformação da nuvem em 2021, 'Cloud's next leap'. O estudo foi conduzido pelo IBM Institute for Business Value (IBV) em colaboração com a Oxford Economics.
Foram entrevistados cerca de 7.200 executivos C-suite de 28 indústrias e 47 países, incluindo Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador e México. O levantamento demonstrou uma mudança nas necessidades de negócios, com apenas 5% dos entrevistados relatando usar uma única nuvem privada ou pública em 2021, em comparação a 45% em 2019, estabelecendo a nuvem híbrida como a arquitetura de TI dominante.
"No começo da sua jornada para a nuvem, algumas empresas se envolveram com várias nuvens diferentes que criaram complexidade e partes desconectadas, potencialmente expondo-as para grandes ameaças de segurança", disse Howard Boville, Head de IBM Cloud Platform.
O estudo descobriu que mais de um terço dos entrevistados não indicou que melhorar a segurança cibernética e reduzir os riscos de segurança estão entre seus maiores investimentos em TI e negócios. Ao mesmo tempo, 84% disseram que segurança de dados embutida em toda a arquitetura de nuvem é importante ou extremamente importante para as iniciativas digitais de sucesso.
Vendor lock-in
Cerca de 85% dos entrevistados disseram que, para o sucesso de suas iniciativas digitais, é importante ter cargas de trabalho sendo completamente portáteis com nenhum vendor lock-in, quando uma empresa fica presa a apenas um fornecedor. Aproximadamente 73% dos entrevistados disseram que vendor lock-in é um obstáculo significativo para melhorar o rendimento do negócio, na maioria ou em todas as partes de seu estado na nuvem.
Indústrias
Aproximadamente 70% dos entrevistados nos setores de governo e serviços financeiros citaram a conformidade regulatória relacionada à indústria como um obstáculo ao desempenho dos negócios de seu estado na nuvem.
"As descobertas de hoje reiteram que ferramentas de segurança, governança e compliance devem operar através de múltiplas nuvens e ser incorporadas em arquiteturas de nuvem híbrida desde o início para a transformação digital ser bem-sucedida", afirmou Howard Boville.
Os entrevistados em indústrias regulamentadas, governo (85%) e serviços financeiros (80%) citaram ferramentas de governança e compliance que são capazes de rodar em várias nuvens como importantes para o sucesso da iniciativa digital. Apenas 1% dos entrevistados dos setores de eletrônicos, seguros, manufatura, telecomunicações, transporte e viagens relataram usar uma única nuvem pública ou privada em 2021.