Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Segundo estudo, tecnologias para gestão de contratos e documentos influencia no impacto ambiental das empresas

Postado por Redação em 30/06/2022 em Notícias Tech

Compartilhar:

Além da redução do uso de papel nos escritórios, plataformas de CLM trazem mais eficácia para o gerenciamento de políticas ambientais

Os prejuízos financeiros causados pelo aquecimento global são objeto de cada vez mais atenção do mundo corporativo. De acordo com um estudo da Deloitte, mais de 80% dos executivos afirmaram que as mudanças climáticas são um desafio estratégico para os negócios.

A cada uma hora, 4 milhões de toneladas de dióxido de carbono (CO2) são emitidas e 1.200 hectares de florestas são derrubados. Por isso, não é surpresa que as expectativas da sociedade em relação ao engajamento das empresas no enfrentamento desses problemas ambientais só tendam a crescer. As organizações já estão sendo chamadas a estabelecer políticas ESG, comunicando seus compromissos aos clientes, funcionários, investidores, parceiros e fornecedores.

Essa nova abordagem de mercado não está restrita ao Brasil. Como aponta um estudo internacional da World CC, 61% das organizações têm um orçamento destinado à tecnologia de contratos, o que indica uma adoção cada vez maior de plataformas de CLM ao longo dos anos. Aliar tecnologia às melhores práticas de gestão de contratos pode ter um papel extremamente importante no cumprimento das metas ambientais dessas corporações.

Redução no uso de papel

As plataformas de CLM possibilitam uma gestão de documentos digital em um ambiente unificado. Assim, uma das contribuições ambientais mais óbvias dessa tecnologia é a redução no uso de papel. Com os contratos completamente automatizados, armazenados em nuvem, uma quantidade considerável de impressões é economizada. Consequentemente, milhares de árvores, galões de água e outros recursos ficam a salvo. Além disso, o volume de lixo diminui drasticamente.

Gerenciamento de políticas ambientais

A plataforma de CLM também pode ser uma grande aliada para garantir a adoção de políticas mais sustentáveis na cadeia de fornecedores, pois viabiliza o preenchimento, análise e armazenamento eficaz de todos os formulários de due diligence. Para mais, é possível registrar e extrair métricas e resultados, simplificando o cumprimento dos deveres de disclosure para investidores, diretores e a sociedade em geral em relação às políticas e impactos ambientais dos negócios.

netLex

netLex é uma startup especializada na automatização e gestão de documentos fundada em 2014 por Flávio Ribeiro e Wagner Possas. Seu principal objetivo é a otimização de tarefas durante todo o ciclo de vida dos documentos, da elaboração à gestão, e a plataforma pode ser usada em diferentes áreas, tais como: contratos, procurações, atos societários, regulamentos, entre outros. Para que isso seja possível, a ferramenta possibilita a criação de workflows inteligentes para garantir precisão e qualidade na jornada, gerindo as informações de maneira automática e estruturada.

A empresa vem expandindo sua atuação, tendo registrado um crescimento de 260% em 2020, com casos de sucesso em grandes clientes, presentes em listas como a Fortune 500 e Valor 1000. Com sua plataforma disponível em 11 idiomas e projetos executados em vários países, o netLex também tem investido e pretende intensificar o processo de internacionalização.

Foto: Reprodução/ Flávio Ribeiro, CEO do netLex

Postado por Redação em 30/06/2022 em Notícias Tech

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.