Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Sapura contrata soluções da Avalara Brasil e melhora custos, eficiência e confiabilidade nas operações fiscais

Postado por Redação em 18/01/2023 em Mercado

Soluções implementadas reduziram praticamente a zero o índice de retificações e permitiram à equipe se dedicar mais ao core business

Do setor de engenharia submarina do Brasil com atuação na área de óleo e gás, a Sapura sentia a necessidade de modernizar sua infraestrutura tecnológica. Antes da implementação das soluções Avalara, que ocorreu em 2017, uma das maiores dificuldades da companhia era as retificações de obrigações fiscais, que giravam em torno de 30%, gerando um estresse emocional na equipe e um alto custo com suporte.

“Com as soluções adquiridas da Avalara foi possível eliminar várias atividades que são comuns em soluções on Premise, tais como a necessidade de ficar acompanhando a atualização de sistemas, controlar conta do banco de dados e verificar se o servidor está atendendo. Também não é mais necessário uma equipe de sobreaviso durante o fechamento mensal e anual”, ressalta Jorge Kort, Gerente de TI da Sapura.

Hoje, juntamente com o parceiro de implementação Blank IT, a Sapura conta com grande parte do Ciclo de Compliance Fiscal da Avalara por acreditar nas soluções em nuvem e SaaS. De acordo com Alessandra Almeida, Diretora-Geral da Avalara Brasil, o principal desafio diante do cenário apresentado era implementar uma solução que proporcionasse agilidade, praticidade e segurança a uma equipe enxuta, responsável por muitos clientes e trabalhando sob forte pressão.

Além disso, o projeto deveria ser inovador e flexível para acompanhar rapidamente o surgimento de novas obrigações fiscais. “Era importante, ainda, que as novas soluções tivessem uma relação custo-benefício melhor do que as anteriormente adotadas pela Sapura. O novo sistema permitiu que o cliente aderisse plenamente aos padrões e expectativas estipulados pelo compliance fiscal”, relembra Alessandra Almeida.

Para atender à Sapura, foram desenvolvidos conectores específicos para integração da solução Oracle EBS aos sistemas da Avalara, ao Tax Compliance (para apuração e geração de obrigações), e à Mensageria (para emissão de notas fiscais), economizando mensalmente em estrutura e serviços que apoiariam na emissão e escrituração de cerca de 700 notas fiscais e 20 obrigações federais. O software fiscal anterior ao da Avalara requeria mais integrações, era mais complexo. O custo da subscrição também era bem superior ao da Avalara.

“O processo de implementação da suíte Avalara foi um desafio bem planejado e realizado com sucesso. Foi a primeira integração que fizemos entre o ERP Oracle EBS e as soluções Avalara. Hoje nós temos estes conectores já rodando em vários outros clientes com sucesso, além da homologação e certificação segundo processos da Avalara globalmente", disse Ilan Blank, CEO da Blank IT.

A interface com soluções mais simples, sendo efetiva e prática, é apontada pela Sapura como a mudança crucial para o processamento de obrigações fiscais ganharem agilidade e confiabilidade. Outra conquista foi a redução de custos da operação fiscal, sobretudo pela facilidade de atualizar as soluções utilizadas sempre que necessário, e sem um investimento pesado em servidores e outros recursos.

“Obtivemos excelentes resultados com a migração realizada pela Avalara, com aumento da produtividade e redução das retificações para praticamente zero. Eu tenho um processo muito mais automático hoje. Houve uma redução do envolvimento e tempo consumido da minha equipe com a nova solução fiscal. A Avalara significou uma paz muito grande no nosso dia a dia, soluções que geram confiança, tranquilidade e nos possibilitam trabalhar em outras frentes”, ressalta Thiago Palma Machado, Gerente Tributário e Contábil da Sapura.

Postado por Redação em 18/01/2023 em Mercado

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.