Rede de Supermercados otimiza negócio com solução de gestão
Postado por Redação em 03/06/2019 em MercadoPensando em formas de melhorar sua operação e visando o crescimento da empresa, no segundo semestre de 2015, a rede de...
Pensando em formas de melhorar sua operação e visando o crescimento da empresa, no segundo semestre de 2015, a rede de supermercados premium St. Marche, investiu em um novo Centro de Distribuição para atender os processos de armazenamento e distribuição de produtos não perecíveis, localizado em São Paulo. Para tanto, a empresa investiu no sistema WMS da Senior para auxiliá-la nesse processo
O Grupo St. Marche, é formado pelas marcas St. Marche, Empório Santa Maria e Eataly Brasil e possui ao todo 22 lojas. A empresa trabalha com produtos selecionados e frescos, que atendem as demandas de um mercado considerado “premium”. Com mais de 12 mil clientes e uma experiência de 30 anos de mercado, a Senior participou do projeto fornecendo a personalização e aplicação do seu sistema de gestão logística WMS.
Eliane Nascimento, Gerente de Operações Logísticas no Grupo St. Marche, afirmou que os investimentos em tecnologia já faziam parte das estratégias da companhia. Por conta disso, um dos fatores determinantes para a escolha do sistema da Senior, foi o fato da empresa ter compreendido que precisava de uma solução que fosse rápida e flexível para implantação e que ainda possibilitasse incluir operações específicas de distribuição do St. Marche.
Logo no início do projeto de armazenagem do St Marche, a Senior informou que conseguiu entender a necessidade de atuar de forma ágil e customizada, para conseguir suprir todas as necessidades logísticas do cliente. Entre as personalizações do sistema, destacaram-se as mudanças no processo de cross docking, que passou a funcionar como cross docking unitário (distribuições ágeis de produtos individuais e o picking unitário) coleta rápida por item.
Segundo Anderson Benetti, Head de Produto WMS na Senior, mesmo com essas mudanças, já pré estabelecidas pela companhia, o sistema WMS trouxe embutido, outras funções que foram úteis para a logística do St Marche, como por exemplo a rastreabilidade de 100% dos produtos, do momento que ele entra até o momento que ele sai, além do controle total da produtividade da equipe.
“Hoje das 70 pessoas que estão operando conosco conseguimos saber em tempo real a produtividade das equipes. Algo que monitoramos e compartilhamos com a equipe em um quadro de indicadores que o próprio sistema nos oferece. Com isso tanto o gestor como o funcionário conseguem ter em mãos a produção diária que é preciso fazer, garantindo o planejamento exato do que precisa ser executado no dia de forma individual.”, informou a Gerente do Grupo St. Marche.