Cigam cria grupo de apoio voltado as obrigações fiscais
Postado porMarilia Caride
em 10/06/2015 em NotíciasO objetivo é auxiliar os clientes a cumprirem as novas regras para o SPED Contábil (FCONT e ECF), de Escrituração...
O objetivo é auxiliar os clientes a cumprirem as novas regras para o SPED Contábil (FCONT e ECF), de Escrituração Fiscal e Contábil (ECF), do E-Social e do chamado Bloco K (SPED Fiscal).
"As empresas poderão contar com recursos para atendimento às novas obrigações diretamente no software, e também sem custos, terão apoio da equipe de serviços da Cigam para a geração e validação dos arquivos para entrega ao fisco?, explica Bibiana de Oliveira, coordenadora da Área de Serviços da Rede Cigam e gerente do projeto de Obrigações Legais.
De acordo com Bibiana,? todos os clientes do Cigam ganharão maior controle sobre o impacto das alterações legais diretamente no sistema, podendo planejar previamente o envolvimento de sua equipe para garantir os processos e documentos exigidos pelas novas obrigações legais?.
Novas regras
O Bloco K, cuja exigência inicial ocorreu em janeiro de 2015, prorrogada para janeiro de 2016, é o novo registro do SPED Fiscal. Exigida somente para indústrias, equiparadas à indústria pela legislação federal e para atacadistas, a norma determina que as companhias declarem ao fisco informações sobre a sua produção.
Já o E-Social prevê que alterações relacionadas ao departamento pessoal das empresas sejam validadas junto à Receita Federal, o Ministério do Trabalho, a Previdência Social e a Caixa Econômica Federal, o que demandará a reorganização de processos relacionados a Recursos Humanos.
Para o cumprimento do ECF - Escrituração Contábil Fiscal, as empresas deverão informar, a partir de setembro 2015, todas as operações que influenciem a composição da base de cálculo e o valor devido do Imposto sobre a Renda da Pessoa Jurídica (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL).
Fonte: Redação
Marilia Caride
em 10/06/2015 em Notícias