Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Quem está ganhando a batalha de Saas, CRM e ERP entre as maiores do mundo

Postado por

Redação

em 26/05/2014 em Notícias

No mercado de ERP, 2013 foi melhor do que 2012, aponta relatório da Gartner, com pouco menos de 4% em...

No mercado de ERP, 2013 foi melhor do que 2012, aponta relatório da Gartner, com pouco menos de 4% em 2013 ante a 2,2% em 2012.

A parte interessante disso é que mais de 40% destes dois setores (ERP e CRM) foram vendidos como pacotes SaaS.

A Salesforce.com é o jogador dominante no mercado de CRM , enquanto a SAP tem sido o jogador dominante no mercado de ERP.

As empresas de ERP (Sistema de Gestão Empresarial) e software de CRM estão se movendo rapidamente para ambientes SaaS , que também altera o modelo de receita de empresas como SAP, Oracle e até mesmo a Microsoft, que em 2013, haviam contado com a venda de licenças e as taxas anuais de manutenção.

O modelo de comercialização SaaS depende de assinaturas, o que eleva o volume de negócios recorrentes com clientes ano a ano.

Onde estão e para onde estão indo as maiores empresas de ERP e CRM do mundo?

SAP

A SAP teve uma taxa de crescimento de quase 13% em 2013 com relação a CRM e uma taxa de crescimento minúscula no mercado de ERP para o ano passado.

A empresa ainda é o líder global em ERP com mais de 24% do mercado e é atualmente a segunda colocada no mercado de CRM, com pouco mais de 13% de market share.

Oracle

A Oracle teve pouco crescimento no mercado de CRM em 2013, apenas 4% , mas a empresa ainda manteve o terceiro lugar com 10% de mercado total.

A Oracle manteve a segunda posição no mercado de ERP , com pouco mais de 12% do mercado, mas aqui novamente alcançado pouco ou nenhum crescimento em 2013 no setor de ERP.

Microsoft

A Microsoft teve uma taxa de crescimento perto de 23% em software CRM e pouco ou nenhum crescimento no mercado de ERP em 2013.

No mercado geral, a Microsoft têm 7% do mercado de CRM e de 5 % do mercado de ERP.

Salesforce.com

A Salesforce.com foi o provedor de CRM que mais cresce em 2013, crescendo a uma taxa de mais de 30%.

Perspectivas e Desafios

No geral, as perspectivas para SaaS para estas  quatro empresas parece brilhante para o médio e longo prazo.

A pressão será colocada na Salesforce.com para inovar e a pressão na Microsoft , Oracle e SAP para enfrentar o desafio de migração para ambiente Saas e modelo de receita recorrente, pela comercialização de assinaturas.

Não se surpreenda se a Oracle com mais de US$ 40 bilhões em reservas, e Microsoft com mais de US$ 50 bilhões, começarem a comprar empresas visando a consolidação do mercado e a Salesforce.com e SAP, que neste momento não tem volumes tão grandiosos em caixa precisarem combater os dois, se a consolidação começa a ocorrer no setor.

 

Fonte : Redação Portal ERP / Marwood Capital / Gartner Report

 

Postado por

Redação

em 26/05/2014 em Notícias