Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Qual o papel da logística nas empresas atualmente?

Postado por

David Pereira

em 17/10/2017 em Artigos

Há alguns anos, o setor respondia unicamente por certas atividades, como armazenagem, gestão de estoques e distribuição. Porém, no mundo de hoje, deve ser capaz de lidar com aspectos fundamentais para o sucesso do negócio: organização e processamento de pedidos; administração de tecnologias e de informações relacionadas ao departamento e organização dos fluxos de materiais e da cadeia de suprimentos ? todos critérios dentro do conceito de logística 4.0.

Por esse motivo, a logística precisa se fazer presente em uma série de decisões estratégicas tomadas por empresas ? assim como nos casos da escolha de locais para implantação de Centros de Distribuição, especialmente companhias passando por um processo de expansão ou com o propósito de reavaliar os seus custos.

  • Sua atuação ? áreas e regiões?
  • Como inserir os processos na cadeia produtiva?
  • Quais serão os recursos necessários?
  • Qual é a tecnologia apropriada?

Relacionamento com o consumidor

Em um mundo cada vez mais digital, os consumidores também estão optando por esse meio para confirmar suas transações, gerando uma expectativa ? e até pressa ? cada vez maior pelo sucesso e agilidade das entregas. Segundo as estimativas, as compras digitais têm previsão de crescimento de 8% (conforme o Ebit) e de 11% (segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico).

Nesse contexto, a estrutura das empresas que vendem pelo meio online precisa ser diretamente integrada aos sistemas de gestão empresariais para que todos os setores envolvidos, incluindo a logística, sejam avisados com agilidade após a efetivação e autorização de uma venda.

A tecnologia

Assim como em outras áreas, a tecnologia surge com um papel preponderante para o sucesso das empresas. Além da gestão propriamente dita, a logística é um dos segmentos que deve ser transformado pela Internet das Coisas. A inteligência artificial, a análise de dados e a aplicação de sensores de um modo adequado permite fazer com que a empresa tenha mais controle e aumente a eficiência do tempo de resposta, planejando-se e evitando ser afetada com amplitude pelas disrupturas tecnológicas.

Postado por

David Pereira

em 17/10/2017 em Artigos