Prosegur Cash escolhe NDD para gerar o GTV-e
Postado por Redação em 10/03/2021 em Notícias TechAlém de atender as normas de compliance fiscal, o transporte de valores eletrônicos também contribuirá para poupar o uso de toneladas de papel
A Prosegur Cash, unidade de negócio responsável pelos serviços de Logística de Valores do Grupo Prosegur, anunciou o lançamento da GTV-e, em parceria com a NDD, empresa de gestão de processamento de documentos fiscais, a companhia também informou sua adesão ao Guia Eletrônico de Transporte de Valores.
Esse documento completa o ciclo de digitalização dos documentos fiscais na área de transportes de valores no Brasil, que teve seu início em 2005 com a Nota Fiscal Eletrônica.
“A parceria com a Prosegur no lançamento do GTV-e reforça a vocação e o pioneirismo da NDD em desenvolver um amplo portfólio para gestão e processamento dos mais diversos tipos de documentos fiscais brasileiros”, explica Alceu Keller, diretor comercial da NDD. “Somos especialistas quando se trata de altos volumes de processamento e complexidade”, completa Keller.
A GTV-e é uma solução, que dá início a digitalização de um procedimento extremamente complexo que, aos poucos, contribuirá para poupar o uso de toneladas de papel, ajudando assim o meio ambiente, além de contribuir com o Compliance fiscal.
O projeto piloto da Prosegur Cash, foi colocado na rua no dia 1º de dezembro de 2020, em Florianópolis (SC) e em Campina Grande (PB). Com os resultados, foi possível implantar a GTV-e a nível nacional, já no início deste ano.
Segundo, Rubens Carbonari, diretor regional da Prosegur, há poucos meses utilizando a solução nos processos operacionais, com 2% do volume total previsto, já foi possível observar a facilidade e disponibilidade de acesso às informações em tempo real.
De acordo com o executivo, a parceria com a NDD foi fundamental para que o planejamento de digitalização das operações pudesse ocorrer de forma eficaz e transparente, em conformidade com a regulação nacional e aprovação do CONFAZ.
A Prosegur Cash, vem trabalhando, desde abril de 2020, quando o CONFAZ publicou o Ajuste SINIEF/03 2020, que detalha a regulamentação da GTV e com grupos multidisciplinares para o desenvolvimento dos sistemas a serem utilizados em sua operação e capacitação humana. Desta forma, a parceria com a NDD auxiliou na celeridade do processo.
“A ferramenta personalizada atende às necessidades do setor e as particularidades que a Prosegur Cash possui frente à concorrência. Ter uma parceria com uma ferramenta confiável e uma empresa que garanta o pleno funcionamento da operação é essencial para esse serviço” finaliza Rubens Carbonari.
Do ponto de vista da sustentabilidade, com 1,7 mil carros-fortes nas ruas, a Prosegur Cash soma mais de 600 mil transações realizadas por mês. Com a GVT-e, a empresa calcula que no prazo de um ano deixará de imprimir 28,8 milhões de folhas sulfites. A título de comparação, isso significa 380,2 mil árvores a menos derrubadas e uma economia de 288 milhões de litros d’água na fabricação dessas folhas.
A Guia de Transporte de Valores impresso, é um documento em papel emitido para fins fiscais pelas empresas de transportes de valores contribuintes do ICMS.
Em seu formato eletrônico, esses documentos passam a ser emitidos e armazenados eletronicamente, eliminando por completo o uso de papel nas operações, além de facilitarem a validação jurídica, garantida pela assinatura digital do eminente.