Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Prefeitura de Blumenau usa tecnologia para aprimorar monitoramento da Covid-19

Postado por Redação em 04/08/2020 em Notícias Tech

Compartilhar:

Projeto desenvolvido pela GeneXus faz uso de inteligência artificial 

Na prática, o cidadão em monitoramento recebe pushs a cada duas horas com perguntas relacionadas ao seu ao quadro clínico, tal como “está com febre, dor ou dificuldade para respirar?”.

O Pronto Mobile, aplicativo da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Blumenau, desenvolvido para facilitar o acesso dos cidadãos aos serviços de saúde, recebeu uma funcionalidade para monitorar os pacientes diagnosticados com a Covid-19 ou com a suspeita da doença.

A ferramenta faz parte de um processo de acompanhamento ao Coronavírus, que foi estabelecido por decreto pelo prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt. O desenvolvimento da solução foi realizado em uma semana e ficou a cargo da i4i Intelligente for Innovation, distribuidor regional da GeneXus Brasil, que cria soluções baseadas em Inteligência Artificial.

“A tecnologia low-code GeneXus, que automatiza linguagens de programação tradicionais, nos permitiu focar no problema e não na programação. Com isso, conseguimos entregar à população de Blumenau uma ferramenta em um curto espaço de tempo”, contou Eric Boeing, consultor e diretor de desenvolvimento da i4i.

Desde seu lançamento, vinte mil cidadãos, entre positivos e negativos, já foram monitorados pelo app e, agora, há pelo menos 3 mil casos que seguem sendo controlados. O prazo para o isolamento social, de forma monitorada, é de 14 dias para positivos e de três dias para casos suspeitos. Na prática, o cidadão em monitoramento recebe pushs a cada duas horas com perguntas relacionadas ao seu ao quadro clínico, tal como “está com febre, dor ou dificuldade para respirar?”. Ao responder, a localização do paciente é coletada e validada com o endereço indicado no cadastro, onde deverá cumprir o isolamento.

As pessoas que não respondem aos questionamentos no prazo de 30 minutos ou que se deslocam em distâncias superiores a 30 metros são contatadas por ligações feitas pelas equipes de monitoramento. Se não houver sucesso nessa última tentativa, outras atitudes são tomadas como acionar a Vigilância em Saúde, Defesa Civil municipal ou outros órgãos.

“A pandemia é considerada uma missão crítica, que exige soluções no tempo certo para serem efetivas no combate à proliferação do vírus. Por isso, ferramentas baseadas em low-code são ideais para o desenvolvimento ágil e em tempo hábil para a necessidade atual”, declarou Ricardo Recchi, country manager da GeneXus Brasil.

 

Postado por Redação em 04/08/2020 em Notícias Tech

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.