Por que integrar o ERP a outros sistemas?
Postado por Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia em 11/04/2022 em ArtigosO ERP é um sistema conhecido e utilizado em muitas empresas. Ele auxilia na organização das informações, deixando-as centralizadas em um único local tornando assim, os processos mais rápidos e seguros.
O ERP permite que a empresa estude o cenário real de todos os departamentos através dos diversos relatórios, gestão de vendas, controles de faturamento, estoque e logística. Consequentemente, há uma redução de custos e otimização de tempo da equipe. Além disso, centraliza as informações em uma única plataforma que permite com que o fluxo de dados tenha maior fluidez, assim todos os departamentos podem pesquisar a informação com mais facilidade e maior segurança.
Com um ERP, é possível fazer controle de estoques, emitir notas fiscais, controlar as finanças, melhorar a logística e distribuição dos produtos, entre outras vantagens. Se ele for integrado a outros sistemas, as funcionalidades são ampliadas, tornando o dia a dia dos usuários muito mais produtivo e estratégico.
São muitas as vantagens que as empresas ganham ao utilizar um sistema de gestão ERP. Entre elas, citamos as principais:
- - Redução de custos e erros humanos
- - Gestão de estoque
- - Planejamento de vendas
- - Otimização na emissão de Notas fiscais
- - Gestão Logística
- - Melhoria no atendimento ao consumidor
- - Integração de dados
Porém, hoje, quero abordar também um assunto para que as empresas ganhem ainda mais vantagem competitiva com seu sistema ERP – a integração de sistemas. Sabemos que no mercado em qualquer área, a competição é bastante acirrada. Uma grande venda pode depender de uma decisão ou ação tomada antes do seu concorrente. Integrando o seu ERP a outros sistemas utilizados na sua empresa, o fluxo de informação será muito mais fluido e fácil de ser consultado e assim, as decisões estratégicas serão tomadas com mais rapidez, ganhando vantagem competitiva. Além disso, podemos citar outras vantagens:
- Melhor eficiência:
Integrando seu ERP a outros sistemas da empresa melhorará a eficiência de todos os programas já que as informações serão compartilhadas e estarão disponíveis a todos tendo um ganho significativo na melhor tomada de decisão e formulação de estratégias.
- Confiabilidade dos dados
Os dados ficam mantidos no seu ERP e integrando-o a outros sistemas, a troca de informação é mais segura e sem a necessidade de intervenção humana, o que proporciona menos erros.
- Agilidade na tomada de decisões
Estando todos os dados dentro do ERP e integrados aos demais sistemas da empresa, fica muito mais fácil e rápido o processo de decisão já que não será necessário buscar informações em diversas planilhas e ficar cruzando dados para chegar a alguma conclusão. O sistema conta com uma série de relatórios para que os gestores possam fazer as devidas análises, optando pelas melhores escolhas para cada momento.
O ERP é um sistema flexível e pode ser integrado a diversos outros sistemas dependendo do objetivo que a empresa quer atingir. Com a transformação digital é imprescindível que as organizações considerem integrar seus sistemas. Podemos citar as aplicações mais comuns:
- Marketplaces:
Com a integração do ERP a marketplaces é possível fazer a gestão dos produtos cadastrados no ERP em diversos canais de venda e obter maior controle de estoque, saber qual produto está com melhor saída, emissão de nota fiscal, etc.
- CRM:
Sua empresa terá melhor controle de tudo o que acontece na jornada do cliente, desde a negociação até o fechamento do negócio, ficando mais fácil o processo de ação e tomada de decisão.
- Gateways de pagamento:
A aprovação dos pedidos é facilitada, sem necessidade de conferir os valores na conta bancária.
- Gateways logísticos:
Possibilidade de fazer cotações de fretes e impressão de etiquetas de envio.
- BI (Business Intelligence):
Com todas as informações centralizadas no ERP, o processo de análise dos dados fica muito mais rápido e ajuda os gestores na tomada de decisão com base em dados reais.
- Integração do ERP com e-commerce
Talvez a maior vantagem atualmente seja a integração do ERP com o e-commerce. Isso porque, a pandemia acelerou o processo de transformação digital e hoje, a maioria das empresas vendem seus produtos on-line.
São muitas as possibilidades de integração do ERP para tornar a rotina da equipe mais ágil e eficiente. Portanto, na hora de fazer essa integração é importante contar com uma empresa expert e que tenha profissionais experientes para que possam indicar a melhor aplicação para os objetivos de cada segmento de negócio.
Foto: Ricardo Nunes, CEO da TRIYO Tecnologia