Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Pfizer otimiza gestão com automação fiscal da Engineering

Postado por Redação em 28/09/2022 em Mercado

Farmacêutica implementa o SAP TDF junto à solução Smart Tax, fornecida pela companhia de tecnologia. Como resultado, transforma sua cultura fiscal, além de estar em conformidade com as regras locais

A Pfizer, indústria farmacêutica, adota a plataforma de gestão fiscal da SAP, o TDF (Tax Declaration Framework), e, para apoiar na entrega das obrigatoriedades complementares foi escolhida a solução Smart Tax Platform, fornecida pela Engineering, companhia de Tecnologia da Informação e consultoria especializada em Transformação Digital.

O projeto de implementação foi dividido em duas etapas. A primeira envolveu o diagnóstico dos processos fiscais da Pfizer, visando o desenvolvimento de melhorias e parametrização no SAP ECC para a correta aderência ao TDF e o melhor atendimento das obrigações. Nessa etapa, a farmacêutica obteve redução de 30% no tempo de recebimento das notas fiscais, que agora estão automatizadas por meio de um painel eletrônico, possibilitando, também, a redução e a detecção do número de erros, além da mensuração de documentos.

Já a segunda fase do projeto compreendeu a implementação do TDF aliada com a plataforma Smart Tax no SAP, possibilitando o atendimento a todas as suas obrigatoriedades fiscais, como EFD (Escrituração Fiscal Digital), EFD-Contribuições (PIS/Cofins), ECF (Escrituração Contábil Fiscal), ECD (Escrituração Contábil Digital), Bloco K (Controle da Produção e do Estoque) e EFD-Reinf (Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais). Com essa mudança, a Pfizer do Brasil passou a ter mais autonomia no trâmite de gestão das suas obrigatoriedades.

Junto a isso, a Pfizer obteve como benefícios o gerenciamento de ponta a ponta em um repositório central de informações; a manutenção e o suporte local do TDF, que se encontra na nuvem da Google e é administrada pela Engineering no modelo PaaS (Platform as a Service); a redução de custos com BPO (em português, Terceirização de Processos de Negócios) e com licenças; a diminuição de retrabalho e atividades manuais; a mitigação de erros e exposições fiscais; o aumento da produtividade na execução das atividades; a geração de todas as obrigações fiscais a partir de uma base única; a produção de relatórios de suporte e benefícios fiscais; a migração das atividades operacionais às estratégicas e a simplificação dos processos de atendimento à fiscalização e à auditoria.

A implantação do SAP TDF aliado à plataforma Smart Tax e disponível na nuvem proporcionou à Pfizer o atendimento às necessidades fiscais em tempo real. Por exemplo, quando a nota fiscal é criada, automaticamente é visualizada no TDF, ou seja, não é preciso ter interface e, com isso, as obrigações são geradas com mais rapidez.

Outro ponto importante foi a implementação da solução para a entrega da Portaria CAT/42, referente à restituição do ICMS, a qual, por meio desse projeto, a Pfizer passou a atuar de forma proativa e assertiva no ressarcimento dos impostos. De acordo com Willian Ibanez, key user da Pfizer, as mudanças resultaram na automação de trabalhos manuais, que demandavam muito tempo.

“A partir da implementação de funções como escrituração fiscal via Carga de XML, relatório de notas itens com todos os campos necessários para a apuração de impostos e atendimento à Fiscalizações  e Auditorias, SPED Fiscal geração automática do bloco G e bloco K, geração automática das GNRE diárias, apuração de PIS e COFINS pelo TDF com efeito da exclusão do ICMS da base de cálculo direto pelo TDF e automação das contas contábeis da EFD Contribuições, a equipe passou a ganhar mais tempo para se dedicar em trabalhos que exigem uma análise técnica das informações fiscais coletadas”, conclui Ibanez.

Para André Muniz, gerente comercial da Engineering, a Pfizer precisava de um parceiro com consultoria e plataformas tecnológicas que pudessem suportar o processo de ponta a ponta, visto que a complexidade e a capilaridade fiscal no Brasil não são novidades. Por isso, automatizar processos se transforma num alívio para as empresas. “Com nossa plataforma, conseguimos reduzir o tempo e o dinheiro gasto com burocracia e possíveis erros”, explica Muniz.

De acordo com Marta Lima, gerente tributária da Pfizer, o tempo e a manutenção da conformidade eram seus principais desafios. “Com a implementação dessas soluções, conseguimos nos tornar mais ágeis, não temos retrabalhos e saímos dos processos manuais para as atividades mais estratégicas. Como resultado, mitigamos erros e aumentamos nossa produtividade na área fiscal. Essas ferramentas trouxeram uma mudança na cultura da nossa área”, finaliza Marta.

Postado por Redação em 28/09/2022 em Mercado

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.