Pesquisa revela que líderes de nuvem híbrida estão quatro vezes mais propensos a alcançar rápida transformação digital
Postado por Redação em 11/04/2022 em Notícias TechEstudo global apontou que os líderes que adotaram nuvem híbrida estão 60% mais confiantes em gerenciar a segurança e 75% mais confiantes em gerenciar a conformidade em seus ambientes de TI
Organizações com abordagem estratégica para adoção de nuvem híbrida têm 4 vezes mais chances de alcançar uma rápida transformação digital (DX), segundo nova pesquisa encomendada pela Fujitsu. Os líderes estão 60% mais confiantes de que podem gerenciar a segurança e 75% mais confiantes em gerenciar a conformidade em seu ambiente híbrido.
A descoberta vem do relatório Unlocking the Secrets of the Hybrid Cloud Leaders, baseado em pesquisa global entre 300 entrevistados conduzida pela Longitude, uma empresa do Financial Times1. Todas as empresas entrevistadas que tinham uma estratégia de nuvem híbrida — um grupo designado como "líderes" no relatório — concordaram que tinham acelerado sua transformação nos negócios.
Isso contrastava com apenas 24% dos classificados como seguidores de tendências. A pesquisa também constatou que os líderes eram duas vezes mais resilientes no enfrentamento dos desafios da força de trabalho durante a pandemia da Covid-19. A Longitude entrevistou pelo menos 100 entrevistados de cada uma das regiões da América do Norte, EMEA e APAC.
“Hoje, quase todas as organizações usam alguns aplicativos de negócios baseados em nuvem e percebem os benefícios da escalabilidade, adaptabilidade e custo. Embora uma pequena minoria tenha adotado uma estratégia ‘somente na nuvem’, a maioria ganha impacto com o investimento em nuvem ao lado de suas aplicações e infraestrutura existentes – a chamada abordagem ‘nuvem híbrida’", avalia Nilton Hayashi, diretor de Serviços Digitais da Fujitsu do Brasil.
Líderes das nuvens híbridas
Os pesquisadores identificaram líderes de nuvem híbrida com base em quatro atributos-chave: Aqueles que alinham estratégias de nuvem híbrida com suas agendas de transformação em todo o negócio, têm quase três vezes mais chances de alinhar estratégias de TI com agendas de transformação de negócios, ajudando a criar vantagem competitiva por meio de sua infraestrutura híbrida.
Assim como evoluem seu gerenciamento de nuvem híbrida para facilitar o crescimento e reduzir o risco. Os líderes estão 60% mais confiantes de que podem gerenciar a segurança e 75% mais confiantes em gerenciar a conformidade em seu ambiente híbrido. Estes também capacitam seus talentos para maximizar o valor da nuvem híbrida de próxima geração. O grupo de líderes está menos preocupado com os desafios de contratar novos talentos, com 42% dos seguidores vendo isso como uma preocupação contra apenas 27% dos líderes.
Por fim, implantam tecnologias emergentes de forma perfeita e em escala e estão quase duas vezes mais confiantes de que podem usar sua infraestrutura híbrida para aproveitar tecnologias emergentes e modernizar aplicativos e cargas de trabalho para otimizar o desempenho, duas vezes mais propensos que os seguidores a construir aplicativos uma vez e implantá-lo em seus ambientes, e têm 50% mais confiança na escalabilidade de sua infraestrutura.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) adotados pelas Nações Unidas em 2015 representam um conjunto de metas comuns a serem alcançadas em todo o mundo até 2030. O propósito da Fujitsu – "tornar o mundo mais sustentável, construindo confiança na sociedade através da inovação" – é uma promessa de contribuir para a visão de um futuro melhor empoderado pelos ODS.
Foto: Reprodução/ Nilton Hayashi, diretor de Serviços Digitais da Fujitsu do Brasil