Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Pesquisa: Adoção de IA Gen quase dobra e setor tributário lidera avanço

Postado por Redação em 15/04/2025 em Notícias Tech

Compartilhar:

Por outro lado, a pesquisa da Thomson Reuters revela que os serviços profissionais vivem um momento decisivo, em que a adoção da tecnologia exige uso mais estruturado e alinhado às demandas do setor

A Thomson Reuters, divulgou nesta terça-feira (15) o relatório sobre IA Generativa em Serviços Profissionais deste ano de 2025.

A pesquisa indica que os serviços profissionais estão se aproximando de um momento crítico em que a adoção da tecnologia deve ser acompanhada de integração estratégica. Proporções substanciais dos entrevistados preveem que a GenAI se tornará central em seus fluxos de trabalho, de modo que as organizações enfrentam questões urgentes sobre políticas, treinamento, comunicação com clientes e modelos de negócios.

A pesquisa abrangente entrevistou quase 1.800 profissionais globais dos setores jurídico, tributário, contábil, de riscos corporativos e governamental, fornecendo insights cruciais sobre a adoção e o sentimento da IA. Os resultados indicam que profissionais de todos os setores reconhecem cada vez mais o potencial da GenAI, com o sentimento positivo aumentando 11% em comparação ao ano passado. Essa crescente confiança se reflete nas taxas de adoção, já que o uso organizacional quase dobrou de 12% para 22% em apenas doze meses, enquanto casos de uso específicos continuam a se expandir em fluxos de trabalho com uso intensivo de documentos, pesquisas e serviços de consultoria.

À medida que os profissionais adotam cada vez mais a GenAI, a necessidade de soluções confiáveis e precisas torna-se cada vez mais importante. A Thomson Reuters oferece perspectivas sobre como essas descobertas impactam clientes em diferentes setores profissionais, à medida que navegam pelo crescente papel da IA na otimização de operações, na melhoria da precisão e no fomento à inovação.

Principais descobertas para profissionais corporativos:

- 95% dos profissionais preveem que a GenAI será essencial para o fluxo de trabalho de suas organizações dentro de cinco anos, enquanto as habilidades com a GenAI continuam sendo, em sua maioria, um diferencial nas decisões de contratação.

- Apesar de 89% dos profissionais identificarem casos de uso para a GenAI, 64% não receberam treinamento sobre o uso da GenAI em seu setor de trabalho.

- Profissionais corporativos demonstram forte convicção na aplicabilidade da GenAI em trabalhos no setor, com 90% dos profissionais do setor jurídico, 92% dos profissionais do setor tributário e 88% dos profissionais de risco corporativo reconhecendo que a GenAI pode ser utilizada em suas áreas.

- Profissionais do setor tributário corporativo lideram em advocacy, com 75% agora apoiando o uso da GenAI em trabalhos no setor, acima dos 60% do ano passado. Em contrapartida, cerca de um terço dos profissionais do setor jurídico e de risco permanecem inseguros se a GenAI deve ser utilizada em seus setores.

“A GenAI está transformando os negócios, quebrando barreiras e eliminando a sobrecarga de informações. É uma ferramenta essencial para aumentar a eficiência e a tomada de decisões. Com a adoção da GenAI nos departamentos tributários corporativos chegando a 75%, um aumento de 20% em um ano, os líderes corporativos agora podem tomar decisões mais oportunas e bem-informadas ao avaliar a expansão global corporativa, fusões e aquisições e o impacto de mudanças tarifárias. Além disso, nos setores jurídico e de risco, a GenAI é cada vez mais vista como uma aliada, agilizando tarefas com uso intensivo de documentos e aprimorando a tomada de decisões. A Thomson Reuters tem orgulho de apoiar nossos clientes com tecnologia de IA orientada a conteúdo para capacitá-los como consultores estratégicos e catalisadores da transformação dos negócios", comentou Laura Clayton McDonnell, Presidente do segmento de Corporações.

Principais descobertas para profissionais da área tributária:

- Os escritórios de contabilidade observaram a mudança mais drástica na adoção da GenAI corporativa, quase triplicando ano a ano, de 8% em 2024 para 21% em 2025.

- 71% dos profissionais da área tributária acreditam agora que a GenAI deve ser aplicada ao trabalho diário, contra 52% em 2024.

- 77% dos clientes desejam que os escritórios de contabilidade que trabalham para eles utilizem a GenAI, mas 59% dos clientes de escritórios de contabilidade não sabem se seus escritórios a utilizam.

- Os três principais casos de uso mais comuns da GenAI por profissionais da área tributária e contábil são: pesquisa tributária (77%), preparação de declaração de imposto de renda (63%) e consultoria tributária (62%).

“O que estamos testemunhando é uma transformação na forma como os profissionais de impostos, auditoria e contabilidade veem a tecnologia de IA. Esse aumento na adoção posiciona a profissão contábil como um dos setores com crescimento mais rápido para a aceitação da GenAI entre os serviços profissionais. Os dados mostram claramente que o ceticismo inicial está rapidamente dando lugar ao reconhecimento do potencial da GenAI para aumentar a produtividade e a prestação de serviços ao cliente. Escritórios que não estão fazendo o melhor uso da GenAI em seus trabalhos contábeis e tributários correm o risco de ficar para trás em termos de eficiência.”, diz Elizabeth Beastrom, Presidente do segmento de Tax & Accounting Professionals.

Principais descobertas para profissionais jurídicos:

- O uso da GenAI quase dobrou ano a ano no setor jurídico, de 14% em 2024 para 26% em 2025; 45% dos escritórios jurídicos entrevistados atualmente usam a GenAI ou planejam torná-la central em seu fluxo de trabalho dentro de um ano.

- 89% dos profissionais de escritórios jurídicos acreditam que a IA pode ser aplicada ao trabalho no setor, mas 48% ainda não possuem políticas formais de GenAI.

Já Raghu Ramanathan, Presidente do segmento de Legal Professionals, comentou: “É incrível a rapidez com que os profissionais jurídicos passaram do ceticismo para a adoção estratégica da GenAI, e estamos testemunhando isso em primeira mão por meio do uso de nossas soluções de IA. O setor jurídico está adotando a GenAI não como uma ameaça, mas como uma aliada, e não se trata de substituir a expertise jurídica — trata-se de aprimorá-la. Estamos auxiliando escritórios de advocacia no início de uma transformação fundamental na forma como o trabalho jurídico é realizado, e os escritórios que desenvolverem estruturas de governança criteriosas obterão uma vantagem competitiva. O desafio não é tecnológico, mas organizacional — como integrar essas ferramentas poderosas e, ao mesmo tempo, abordar questões éticas legítimas e exclusivas da prática jurídica. Os escritórios que encontrarem esse equilíbrio definirão a próxima era da prestação de serviços jurídicos.”

Confira aqui a pesquisa completa

Postado por Redação em 15/04/2025 em Notícias Tech

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.