Os modelos de gestão estão mudando. E o seu ERP?
Postado por José Luna, Diretor de Produtos e Inovação, Procenge em 06/06/2019 em ArtigosQuanto mais as empresas buscam se diferenciar da concorrência, mais elas precisam de soluções digitais personalizadas Muito tem se falado sobre...
Quanto mais as empresas buscam se diferenciar da concorrência, mais elas precisam de soluções digitais personalizadas
Muito tem se falado sobre transformação digital nas organizações e em como ela está afetando os modelos de negócio e o dia a dia do trabalho. As empresas estão desafiadas a buscarem inovações que proporcionem mais diferenciais competitivos, seja no aumento de sua eficiência operacional, e o consequente aumento da capacidade para operar em escala, com custos e preços menores, seja promovendo mudanças nos modelos de seus negócios que gerem mais valor para os clientes.
Para suportar estes desafios os ERPs continuarão a ter um papel fundamental nas empresas, suportando os novos processos e modelos de negócio. Mas por outro lado, quanto mais as empresas buscam se diferenciar da concorrência, mais elas precisam de soluções digitais personalizadas, que tenham aderência e suportem a sua estratégia de diferenciação. Para complicar um pouco, cada vez mais o ciclo de inovação fica mais curto, deixando modelos e processos obsoletos em menos tempo. Isso impõe às empresas mais agilidade.
Quer saber qual o cenário atual do mercado de ERP no Brasil? Faça o download da nossa pesquisa 2017/2018 e confira!
Esta dinâmica provoca mudanças acentuadas também no modelo e nas tecnologias com as quais os provedores disponibilizam suas soluções. Neste sentido, o Gartner, IDC e outros institutos estão prevendo que em poucos anos as empresas “montarão” as suas soluções, ao invés de contratá-las como produtos fechados e rígidos, que costumam demandar customizações para que sejam mais aderentes às necessidades cada vez mais particulares.
Customizar implica em gastos mais altos, tanto para fazer como para manter, e prazos mais longos na implementação. Estas previsões aos poucos vão se concretizando e muitas soluções já começam a ser ofertadas ancoradas em Plataformas como Serviço - PaaS, com APIs e microsserviços para serem utilizados na modelagem da solução. Desse modo, é cada vez mais necessário que as empresas estejam atentas às mudanças do mercado e com bases tecnológicas flexíveis que acompanhem esse dinamismo.
Foto: José Luna (Diretor de Produtos e Inovação, Procenge)