Os 6 princípios da Indústria 4.0
Postado porDavid Pereira
em 31/07/2017 em Gestão Empresarial com ERP1. Capacidade em Tempo Real A possibilidade de acompanhar a produção em tempo real é algo fundamental neste quesito. A soma...
1. Capacidade em Tempo Real
A possibilidade de acompanhar a produção em tempo real é algo fundamental neste quesito. A soma de Internet das Coisas, uso dos dados empresariais e de um sistema de gestão eficiente faz com que os gestores possam efetivamente acompanhar o processo naquele momento e abre a possibilidade de fazer ajustes com a tomada de decisões de reflexo imediato.
2. Orientação a Serviço
Trata-se de um conceito para os softwares, que visa que as aplicações usadas sejam disponibilizadas como uma espécie de serviço. As vantagens estão em padronizar métodos e processos específicos, fazendo com que as práticas implementadas pela empresa sejam seguidas.
3. Modularidade
Planejar a manufatura em módulos, fazendo com que a indústria possa se planejar de acordo com a demanda ? prevendo a sazonabilidade do negócio ? e permitindo a realização de apenas uma ou mais etapas da produção. Dessa forma, pode-se criar novos mercados, deixando de vender o produto completo, mas apenas uma parte dele. Ou mesmo apostar na personalização de itens.
4. Descentralização
O gestor poderá estabelecer critérios específicos para o acompanhamento do sistema de gestão. No entanto, além de receber as orientações, as máquinas passam a fornecer mais informações sobre o seu ciclo de trabalho. Dessa forma, consegue-se ter a real noção dos custos, da capacidade utilizada, da ociosidade, entre outros aspectos.
5. Interoperabilidade
Uma comunicação constante entre os responsáveis pela produção e as máquinas usadas no processo, a partir de qualquer dispositivo e de qualquer lugar. Isso tudo é possível graças à Internet das Coisas e a um sistema de gestão que possa ser configurado para enviar alertas aos gestores a partir de padrões específicos.
6. Virtualização
Prevê a instalação de sensores em todos os processos das fábricas, fazendo com que as informações sejam compiladas. Será preciso investir em uma equipe capacitada em analytics de modo que os dados extraídos se tornem um diferencial para o processo produtivo empresarial, ganhando diferenciais em relação aos concorrentes.
David Pereira
em 31/07/2017 em Gestão Empresarial com ERP