Oracle lança arquitetura de dados inteligente para a nuvem
Postado por Redação em 29/07/2024 em Notícias TechO novo serviço une o melhor da arquitetura inteligente de banco de dados do Exadata e da elasticidade da nuvem para oferecer alto desempenho para IA, análises e cargas de trabalho de missão crítica em qualquer escala
A Oracle anunciou neste mês de julho a disponibilidade geral do Exadata Exascale, uma arquitetura de dados inteligente para a nuvem que oferece alto desempenho para todas as cargas de trabalho do Oracle Database, incluindo processamento de vetores de IA, análises e transações, em qualquer escala.
De acordo com a empresa, o Exadata Exascale reduz significativamente os custos de organizações de qualquer tamanho para aproveitar os recursos exclusivos de desempenho, confiabilidade, disponibilidade e segurança do Oracle Exadata. O Exadata Exascale já está disponível com o Exadata Database Service na Exascale Infrastructure e o Oracle Database 23ai na Oracle Cloud Infrastructure (OCI).
“O Exadata Exascale é o Exadata adaptado para uma nuvem hiperelástica e multilocatária, e é a futura arquitetura para todos os serviços em nuvem do Oracle Database”, disse Kothanda Umamageswaran, vice-presidente sênior do Exadata e Scale-Out Technologies da Oracle. "Ao reduzir os custos de infraestrutura em até 95%, o Exadata Exascale possibilita que pequenas cargas de trabalho e pequenas empresas aproveitem os benefícios do Oracle Exadata para bancos de dados Oracle na nuvem.", comenta a empresa.
O Exadata Exascale é uma nova maneira para os clientes usarem a Exadata Cloud Infrastructure. Ele fornece aos usuários uma arquitetura de dados inteligente que consiste em uma infraestrutura virtualizada otimizada para banco de dados em pools de computação e armazenamento compartilhados, o que permite o dimensionamento hiperelástico e a economia de pagamento por uso. Como resultado, organizações de todos os portes podem utilizar a plataforma de banco de dados Exadata, líder do setor, para acelerar a inovação em todas as cargas de trabalho de dados, por apenas centenas de dólares por mês.
"O Exadata Database Service na Exascale Infrastructure é o ambiente de banco de dados mais flexível com o qual já trabalhamos", disse Luis Mediero, diretor de soluções de dados e nuvem da Quistor. "Sua capacidade de dimensionar com eficiência nos permitirá mover todas as cargas de trabalho para ambientes de alto desempenho com tempo mínimo de migração. Como ele aproveita a tecnologia Exadata, também temos confiança na resiliência e na segurança de nossos dados, algo que se mostrou difícil de obter em outros ambientes. Além disso, a escalabilidade do Exascale nos permitirá aumentar os recursos rapidamente e com custos mínimos à medida que nossos negócios se expandem."
Com o Exadata Exascale, os clientes se beneficiam de uma arquitetura de dados exclusiva e inteligente que fornece:
- Recursos elásticos e pagos conforme o uso: com o Exascale, os recursos são completamente elásticos e pagos conforme o uso, sem cobrança adicional de IOPS. Os usuários especificam apenas o número de EPCUs de servidores de banco de dados e a capacidade de armazenamento necessária, e cada banco de dados é distribuído por servidores de armazenamento em pool para alto desempenho e disponibilidade, eliminando a necessidade de provisionar bancos de dados dedicados e servidores de armazenamento. Isso reduz o custo da infraestrutura básica do Exadata Database Service em até 95% e permite o dimensionamento online flexível e granular de recursos.
- Nuvem de armazenamento inteligente: com o Exascale, a Oracle oferece a única nuvem de armazenamento compatível com RDMA do mundo. Essa nuvem de armazenamento inteligente distribui bancos de dados em todos os servidores de armazenamento disponíveis e usa o escaneamento inteligente e com reconhecimento de dados para disponibilizar milhares de núcleos de CPU para acelerar qualquer consulta de banco de dados. Além disso, os dados são replicados em três servidores de armazenamento diferentes para fornecer altos níveis de tolerância a falhas. O Exascale Storage Cloud move, de forma inteligente, dados usados ou acessados ??com frequência, do disco para a memória e flash, proporcionando DRAM de alto desempenho, alto IOPs e grande capacidade de disco.
- IA inteligente: o Exascale usa AI Smart Scan, uma forma exclusiva de descarregar dados e operações de AI Vector Search com uso intensivo de computação para a nuvem de armazenamento inteligente do Exascale. O AI Smart Scan e o Exadata System Software 24ai executam as principais operações de pesquisa vetorial até 30 vezes mais rápido, permitindo que os clientes executem milhares de pesquisas vetoriais de IA simultâneas em ambientes multiusuário.
- OLTP inteligente: a comunicação inteligente entre servidores permite escalonamento de banco de dados de alto desempenho nos clusters do Exascale Virtual Machine, e OLTP IO inteligente e de baixa latência rapidamente conclui transações de missão crítica e oferece suporte a mais usuários simultâneos. O Exadata Exascale oferece 230 vezes mais recursos do que outros serviços de banco de dados em nuvem – 2.880 GB/s em comparação com até 21 GB/s de outros hiperescaladores. Além disso, oferece latência 50 vezes menor, com 17 microssegundos em comparação com 1.000 microssegundos de outros provedores de nuvem.
- Análise inteligente: a inteligência de dados exclusiva transfere automaticamente as consultas SQL com uso intensivo de dados para a nuvem de armazenamento inteligente do Exascale, aumentando significativamente o throughput para análises. A colunarização automática converte dados em um formato colunar na memória ultrarrápido que usa automaticamente caches flash na nuvem de armazenamento inteligente do Exascale para aumentar a capacidade e o desempenho.
- Clones inteligentes com reconhecimento de banco de dados: os usuários podem criar instantaneamente cópias completas ou thin clones usando a nuvem de armazenamento inteligente do Exascale e sua tecnologia de redirecionamento na gravação. Os recursos avançados de snapshot facilitam a criação de clones com uso eficiente do espaço de bancos de dados plugáveis ou de contêineres usando fontes de leitura e gravação. Essas cópias de desenvolvimento, teste ou recuperação já estão disponíveis e têm o mesmo desempenho e escala nativos do Exadata que os bancos de dados de origem.
"O foco nos dados para impulsionar o sucesso das empresas, principalmente na era da IA, e a ampla movimentação dos dados corporativos para a nuvem pública sugerem que há uma excelente oportunidade, até mesmo uma exigência, para uma abordagem de infraestrutura de dados que aproveite ao máximo o dinamismo e a flexibilidade que a plataforma de nuvem pública representa. Isso sugere uma nova arquitetura de dados projetada especificamente para a nuvem”, disse Carl Olofson, Vice-Presidente de Pesquisa, Software de Gerenciamento de Dados, IDC.