Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

Oracle apresenta assistente de código impulsionado por IA

Postado por Redação em 10/05/2024 em Notícias

Compartilhar:

O objetivo do Code Assist é impulsionar a velocidade e melhorar a consistência do código. Ele será otimizado para aplicativos baseados em Java, SQL e Oracle Cloud Infrastructure.

Oracle anunciou na última quinta-feira (09), seus planos para o Oracle Code Assist, um assistente de código impulsionado por Inteligência Artificial (IA) para ajudar os desenvolvedores a aumentar a velocidade e melhorar a consistência do código.

Baseado em modelos de linguagem de grande porte (LLM) executados na Oracle Cloud Infrastructure (OCI), o Oracle Code Assist estará otimizado para Java, SQL e desenvolvimento de aplicativos na OCI. Segundo a empresa, seu objetivo é fornecer aos desenvolvedores sugestões contextuais específicas adaptadas às melhores práticas e ao código base de uma organização. O Oracle Code Assist também será projetado para ser usado para atualizar, aprimorar e refatorar o código escrito na maioria das linguagens de programação modernas.

Este anúncio reflete a revolução em andamento no desenvolvimento de software assistido por IA, onde os desenvolvedores podem explorar novas ideias e receber sugestões inteligentes para código novo, atualizado ou refatorado. Além disso, tarefas rotineiras podem ser automatizadas, tornando as ferramentas de IA parte integrante de todas as fases do ciclo de vida do desenvolvimento de software (SDLC). O Oracle Code Assist é um excelente exemplo disso, pois aborda cada etapa do SDLC fornecendo trechos de código, análise de dependências, alternativas de mitigação de erros, casos de teste, anotação, resumo e documentação.

Oracle Code Assist estará disponível como um plugin de ambiente de desenvolvimento para JetBrains IntelliJ IDEA ou Microsoft Visual Studio Code. Ele é especificamente projetado para fornecer feedback especializado, com o objetivo de ajudar os desenvolvedores a construir, otimizar e atualizar aplicativos em qualquer lugar onde são executados.

"Os desenvolvedores poderão usar o Oracle Code Assist para atualizar rapidamente aplicativos Java completos para versões mais recentes. Essa capacidade de atualizar rapidamente o Java por meio de um assistente de codificação aumenta significativamente a capacidade das empresas de melhorar a robustez e o desempenho dos aplicativos, incorporar os recursos mais recentes do Java Development Kit (JDK) e reforçar sua postura de segurança", afirma Arnal Dayaratna, vice-presidente de pesquisa da IDC. "O Oracle Code Assist também pode acelerar as atualizações do banco de dados em relação à refatoração e verificação de código PL/SQL complexo e frequentemente personalizado, o que pode ser demorado e bastante caro." Dada a ubiqüidade do Java e dos bancos de dados na empresa, é provável que o Oracle Code Assist alcance uma adoção generalizada por organizações proeminentes em todo o mundo.

Oracle reforça que desenvolveu o Oracle Code Assist com base em um amplo repositório de software acumulado ao longo de muitos anos. Por meio da integração com as API de serviço da OCI e as melhores práticas de desenvolvimento de software da Oracle em Java, SQL, OCI e outras tecnologias adicionais como SuiteScript do NetSuite, espera-se que o Oracle Code Assist esteja perfeitamente equipado para atender às organizações, independentemente de onde implantem seu software e aplicativos.

"Aplicações personalizadas são a forma como toda organização se destaca globalmente, mas construir, implantar e manter aplicativos demanda muito trabalho e tempo", afirma Aanand Krishnan, vice-presidente de gerenciamento de produtos da Oracle Cloud Infrastructure. "Organizações que aproveitam o Oracle Code Assist poderão ajudar os desenvolvedores a aumentar a velocidade e a consistência do código para melhorar a manutenção a longo prazo dos aplicativos de forma segura, rigorosa e em conformidade com os regulamentos."

Oracle Code Assist destina-se a ajudar os desenvolvedores a aumentar a velocidade com:

  • Geração de código: fornece sugestões de código com base no contexto e nos padrões aprendidos e gera arquivos de classes, métodos ou linhas de código completos. Os desenvolvedores podem aceitar, modificar ou rejeitar o trecho de código, reduzindo o tempo dedicado à escrita repetitiva de código e criando aplicativos mais rapidamente.
  •  Anotação de código: gera documentação ou comentários da interface de programação de aplicativos (API) para descrever a funcionalidade do código. Isso ajuda os desenvolvedores na manutenção contínua do aplicativo.
  • Explicabilidade do código: fornece um resumo do código em linguagem simples. Isso auxilia os desenvolvedores responsáveis por revisar ou refatorar o código existente e economiza tempo ao fornecer um contexto preciso e fácil de entender.
  • Revisões de código mais rápidas: inicia uma pull request para mesclar alterações em um repositório após escrever revisões de código e recomenda alterações com base em diretrizes de desempenho, qualidade, eficiência e estilo. Isso ajuda os desenvolvedores a fornecer um código de maior qualidade.
  • Geração de cobertura de testes: cria testes unitários e funcionais com base no contexto do código. Isso auxilia os desenvolvedores a melhorar a qualidade dos testes, com uma cobertura melhor que abrange uma variedade maior de entradas de teste.

Também é esperado que o Oracle Code Assist ajude os desenvolvedores a melhorar a consistência e otimização do código através de:

  • Sugestões personalizadas: incorpora os padrões de codificação de uma organização, bibliotecas internas, melhores práticas e normas específicas do setor para gerar código específico da organização. Isso auxilia os desenvolvedores com revisões de código, atualizações e integração em bases de código existentes.
  • Contexto de origem do código: filtra o código gerado para garantir que não venha de licenças não permitidas. Isso ajuda os desenvolvedores a abordar os riscos de conformidade.
  • Atualizações de linguagem automatizadas: converte e atualiza o código existente para a versão atual da linguagem utilizando bibliotecas mais recentes. Isso auxilia os desenvolvedores a melhorar o desempenho e a qualidade de um aplicativo aproveitando as últimas funcionalidades da linguagem ou framework utilizados.
  • Análise de código: identifica erros e ineficiências e fornece opiniões com base nas práticas de desenvolvimento de software de uma organização. Isso auxilia os desenvolvedores a entregar um código mais rigoroso e consistente com sua própria base de código.
  • Sugestões de otimização para OCI: incorpora sugestões das API de serviço da OCI, padrões de codificação e melhores práticas para ajudar os aplicativos a funcionarem melhor na OCI. Isso auxilia os desenvolvedores a maximizar a utilidade e aumentar a eficácia dos aplicativos que são executados na OCI e usam os serviços da OCI. Os desenvolvedores que trabalham na Oracle estão utilizando ativamente o Oracle Code Assist atualmente para criar novos produtos e serviços da Oracle. Está previsto que esteja disponível para os clientes da Oracle no futuro.

Os desenvolvedores que trabalham na Oracle estão utilizando o Oracle Code Assist atualmente para criar produtos e serviços da Oracle. A empresa ressaltou que está previsto que esteja disponível para os clientes da Oracle no futuro.

Postado por Redação em 10/05/2024 em Notícias

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.