Oracle disponibiliza plataformas Oracle Exadata X9M
Postado por Redação em 06/10/2021 em Notícias TechO Exadata Cloud Customer X9M tem taxas de varredura até 80% mais ágeis, IOPS 87% maior e latência de leitura SQL de menos de 19 microssegundos
A Oracle anunciou a disponibilidade das plataformas Oracle Exadata X9M, nova geração de sistemas para execução do banco de dados Oracle. As novas ofertas do Exadata X9M incluem Oracle Exadata Database Machine X9M e Exadata Cloud Customer X9M.
As plataformas oferecem um aumento de até 87% no rendimento de SQL analítico e nas cargas de trabalho de aprendizado de máquina. De acordo com a companhia, clientes poderão reduzir custos de execução de cargas de trabalho transacionais em até 42% e as cargas de trabalho analíticas em até 47%. Segundo a empresa, as plataformas Exadata X9M de nova geração aceleram o processamento de transações online (OLTP) com taxas de IOPs 70% mais altas e latências de IO com menos de 19 microssegundos.
"Para o X9M, adotamos as CPUs, redes e hardware de armazenamento mais recentes e otimizamos nosso software para oferecer um desempenho mais rápido. Os clientes obtêm o OLTP mais rápido, as análises mais ágeis e a melhor consolidação - tudo pelo mesmo preço da geração anterior”, disse Juan Loaiza, vice-presidente executivo de Tecnologias de Banco de Dados de Missão Crítica da Oracle.
O Exadata Cloud Customer X9M tem taxas de varredura até 80% mais ágeis, IOPS 87% maior e latência de leitura SQL de menos de 19 microssegundos. A Oracle afirma que o desempenho da solução reduz os custos em até 47% em comparação com os sistemas da geração anterior. Enquanto isso, a expansão elástica do armazenamento oferece custos de infraestrutura até 45% mais baixos para cargas de trabalho em grande escala.
O Oracle Autonomous Database está disponível no Exadata Cloud Customer X9M. De acordo com a companhia, o Database agora conta com suporte para pequenos bancos de dados executados com CPUs fracionadas, permitindo o desenvolvimento de apps e testes de baixo custo.
A plataforma principal Exadata X9M tem uma arquitetura de scale-out combinando as CPUs Intel Optane, memória Intel Optane e RDMA over Converged Ethernet (RoCE) para fornecer até 27,6M IOPS e menos 19 microssegundos latência para OLTP.
Cada rack Exadata X9M oferece mais de 1 TB/s de taxa de transferência de varredura analítica e fornece até 576 CPUs em servidores de armazenamento inteligentes para processar consultas SQL de baixo nível, análises e algoritmos de aprendizado de máquina.
A plataforma, com 33% mais CPUs e memória do servidor de banco de dados e 28% mais armazenamento do que as gerações anteriores, pode consolidar ainda mais bancos de dados Oracle em um único sistema Exadata, reduzindo custos e complexidade.
A Oracle anunciou a disponibilidade do Zero Data Loss Recovery Appliance X9M, que foi desenvolvido para proteger os bancos de dados Oracle. Os recursos, como recuperação de bancos de dados sem perda e validação de backups automaticamente, garantem a capacidade de recuperação dessas informações. Dentre os novos recursos, estão o Cyber Vault, focado em recuperação de ataques de malware e ransomware. A nova versão aumenta a capacidade de armazenamento em 30% e terá uma redução de 50% no preço base.
Foto: Reprodução