Oper Card ganha competitividade com InterSystems IRIS
Postado por Redação em 27/09/2021 em Notícias TechAdministradora de convênios adota a plataforma de dados InterSystems IRIS e garante ambiente de alta performance para consolidar a disponibilidade e a escalabilidade
A Oper Card, administradora de convênios de Cuiabá, adotou a plataforma de dados InterSystems IRIS. O objetivo é suportar todas as operações do ambiente de TI, que tem os servidores hospedados em um data center.
Para a administradora, era necessário uma plataforma que pudesse entregar, de um ambiente de servidores, performance para atender um alto índice de processamento de dados diários.
A principal motivação da escolha pela plataforma de dados foram a independência na integração de tecnologias, tornando mais fácil o desenvolvimento de aplicativos de alto desempenho, e a facilidade de migração do banco de dados com padrões heterogêneos rapidamente. A Oper Card tinha instalado o banco de dados InterSystems Caché e transferiu toda a estrutura para o IRIS em minutos.
"Em outra plataforma, levaríamos uma semana para essa transição. O nosso software de gestão foi desenvolvido internamente pelos nossos programadores e o InterSystems IRIS conseguiu operar de forma integrada a ele sem perder nenhuma informação por ser uma plataforma aberta", relata Luís Oliveira, CEO da Oper Card.
O principal desafio da empresa era garantir um ambiente de TI em nuvem com alta performance e interoperabilidade de dados imediata em um momento em que os hábitos do consumidor ganham novos formatos. A Oper Card iniciou a administração de convênios no período em que as operações eram manuais em forma de cheque de papel.
"O processo todo dos vales de alimentação naquela época era digitado manualmente, o que gerava várias inconsistências por erros e lentidão; depois começamos a fazer eletronicamente", conta Oliveira.
Hoje, a empresa administra convênios de alimentação, combustível, farmácias e comércio em geral em parceria com 3 mil estabelecimentos e quase 30 mil usuários de cartões personalizados. A empresa pretende expandir seus negócios tanto em outros segmentos de negócios quanto para outros estados do país. Para o setor do agronegócio, Oper Card tem um projeto para oferecer às propriedades rurais a gestão baseada nas novas tecnologias disponíveis no centro-oeste.
Segundo Oliveira, a administração rural de informações sobre safra, colheita, comercialização, além da gestão financeira acompanhando a cotação das commodities nas bolsas internacionais, são preocupações constantes dos administradores.