Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

O que o gerenciamento de serviços de TI tem a oferecer às empresas?

Postado por Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution em 17/08/2021 em Artigos

Hoje é praticamente inimaginável uma empresa fazer qualquer tipo de negócio sem o apoio da tecnologia. Seja uma simples planilha para fazer a gestão financeira ou complexos sistemas destinados a departamentos específicos, as soluções de TI exercem importância cada vez maior no ambiente corporativo.

A questão é que, diante da grande quantidade de ferramentas, muitos processos se perdem e, pior, as ferramentas não são utilizadas de forma adequada. É preciso, portanto, gerenciá-las de forma adequada. Essa é a proposta do ITSM, sigla inglesa para gerenciamento de serviços em tecnologia da informação. Confira cinco vantagens que esse conceito oferece às organizações. 

1 – Investimento eficiente em TI

As empresas brasileiras já investem 8,2% de suas receitas em soluções de TI, segundo pesquisa mais recente do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada (FGVcia) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas (FGV-EAESP). É um valor alto demais para ser ignorado. Com um gerenciamento adequado na área, é possível utilizar todas as ferramentas em sua plenitude, permitindo aumentar a eficiência dos processos ao mesmo tempo que se reduzem riscos de falhas nos sistemas.

2 – Maior produtividade dos profissionais

O gerenciamento de serviços de TI não se resume ao monitoramento das soluções tecnológicas; também abrange adoção de boas práticas para todo o setor, incluindo os profissionais. Ao adotar regras e normas que definem o trabalho e, principalmente, integram as ferramentas às tarefas, as organizações conseguem direcionar todas as atividades e objetivos. Assim, as pessoas ganham uma segurança a mais para suas tarefas com o apoio da tecnologia. 

3 – Integração aos objetivos e às metas

O número de soluções tecnológicas utilizadas por uma empresa não para de aumentar. No mercado há uma infinidade de produtos e serviços, cada um deles resolvendo problemas complexos e específicos. Diante disso, as companhias precisam garantir que esses recursos atendam a objetivos e funcionalidades propostos pelos profissionais.

Isso é possível a partir do gerenciamento de serviços de TI, que estipula as diretrizes que devem guiar a utilização desses softwares em sua estrutura, sempre pensando em tirar o máximo proveito para atingir o objetivo geral. 

4 – Transformação digital acelerada

A pandemia de covid-19 obrigou as empresas a digitalizarem seus processos – e tal fato apenas evidenciou o quanto as organizações brasileiras ainda têm um longo caminho a percorrer. Eram poucas as que estavam prontas para a aceleração da transformação digital a partir de 2020.

Isso ocorre porque o departamento de TI, de forma geral, sempre ocupou um papel secundário na estratégia da corporação. Agora, porém, é preciso rever essa questão. Com o gerenciamento de serviços em tecnologia da informação, as estratégias da área passam a ser consideradas prioritárias no planejamento geral.

5 – Tomada de decisão melhor e mais rápida

Um cenário de aceleração digital exige que a tomada de decisão dos profissionais e gestores também seja rápida e, principalmente, eficiente. Para isso, as informações precisam trafegar velozmente entre os sistemas, extraindo dados de todos os processos e entregando insights aos líderes sempre quando eles precisarem. Mas basta um sistema mal programado ou falhando para que tudo isso desabe. Uma boa gestão dos serviços de TI evita que essa situação hipotética, justamente pelo monitoramento contínuo em busca de possíveis erros e falhas que possam comprometer todo o ecossistema do negócio.

Foto: Otto Pohlmann, CEO?da?Centric Solution

Postado por Otto Pohlmann, CEO da Centric Solution em 17/08/2021 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.