Encontre aqui seu Software

Busca simples


Busca Avançada

O futuro não é mais o futuro , está acontecendo hoje

Postado por

Lindsey LaManna

em 11/11/2013 em Artigos

Compartilhar:

Recentemente eu tive uma discussão com o vice- presidente sênior da SAP Imagineering , Denis Browne . O papel de...

Recentemente eu tive uma discussão com o vice- presidente sênior da SAP Imagineering , Denis Browne . O papel de Denis e a equipe Imagineering é descobrir a próxima grande coisa para SAP , trabalhando com os clientes para explorar tecnologia disruptiva e desenvolver projetos visionários de longo prazo. A pequena equipe é uma força disruptiva positiva dentro das quatro paredes da SAP , fazer as perguntas difíceis de por que , por que não e se . Eu tive o prazer de conversar com Denis sobre o que está por vir para as empresas e consumidores com o avanço da tecnologia na indústria.

Denis apresentou no futuro da indústria no KIN Global de 2013, uma reunião de cúpula realizada por Kellogg Innovation Network , onde inovadores mundiais se reúnem para colaborar com soluções para os desafios globais. Em sua apresentação, Denis explicou que ao longo dos próximos dez anos vamos testemunhar algumas mudanças profundas na fabricação que vai criar efeitos em cascata enorme , modelos de negócios interrompendo drasticamente , ecossistemas e cadeias de abastecimento.

 

A cara mutante da indústria

Ao longo dos últimos 40 anos, a indústria de transformação foi mudando para a área de automação em massa, personalização e mecanização e vai continuar a fazê-lo durante a próxima década. Cada vez mais estamos retirando as pessoas de trabalhos perigosos ou repetitivos e substituindo-as por máquinas que executam as tarefas mais rápida, segura e com menor custo. Tome-se, por exemplo, a indústria de petróleo e mineração onde as empresas estão usando máquinas avançadas para extrair recursos, em vez de colocar as pessoas em ambientes nocivos. O foco dos fabricantes de hoje é automatizar e otimizar todos os aspectos da indústria e negócios , reduzindo a necessidade de interação humana , e extrair cada centavo de ineficiência e fora de lucro. É extraordinário.

 

Robótica

O futuro de indústria

Continuando a tendência de mecanização e automação , a robótica avançou significativamente nos últimos anos. Recentemente, um robô muito inteligente chamado Baxter tornou-se amplamente disponível por um preço relativamente acessível. Custa US$ 22.000 e ele difere de robôs industriais típicos na medida em que não requer programação e é muito capaz e versátil para uma variedade de tarefas repetitivas. Ele também pode ser aberto e montado para utilização produtiva dentro de uma hora. Ao interagir fisicamente com o robô, os indivíduos que foram usados para executar a tarefa de produção repetitiva puderam treinar o robô para tomar seus lugares. Antes que você perceba , a Baxter está realizando a tarefa, enquanto os seres humanos estão supervisionando -o.

 

impressão 3D

O fenômeno da impressão 3D é uma inovação extraordinária, que é a certeza de afetar todos os setores de forma maciça. Impressoras 3D permitem a produção de objetos físicos, a partir de dispositivos mecânicos, por "impressão" de finas camadas de materiais que se acumulam , camada por camada, para produzir uma réplica 3D de um projeto gerado por computador. Impressoras 3D proporcionarão às empresas industriais, velocidade, escala e eficiência nunca antes possível na produção .

Shapeways é uma empresa que tem feito enormes saltos em impressão 3D , crescendo de produção, de cerca de 7.000 itens impressos únicos por mês , há três anos imprime atualmente cerca de 70 mil por mês e está crescendo. Eles são capazes de imprimir em 30 diferentes tipos de materiais , incluindo uma recente introdução de impressão de prata esterlina , que impulsionou a criação em massa de jóias personalizadas. Impressoras 3D são vendidas atualmente por preços tão baixo quanto US$ 500 e são vendidas até em lojas como Staples .

Robótica, impressoras 3D e máquinas CNC estão permitindo que é chamado de "movimento criador ", onde as pessoas e as comunidades detêm o poder da criação em suas próprias mãos. Denis prevê que no futuro não muito distante, todos nós teremos uma impressora 3D e uma máquina de CNC dentro de nossa casa ou na nossa garagem. Com a adoção em massa de impressoras 3D , produtos de empresas como a Amazon será impressa ao invés de enviado. Em vez de enviar o produto , a Amazon vai enviar os bits dos clientes e o produto vai realmente ser produzidos dentro da sua casa . Assim , os átomos estão se voltando para os bits e os bits estão voltando em átomos .

 

Pequenas Fábricas em todos os lugares

Ele também está permitindo co- inovação em comunidades onde alguns membros de uma comunidade local comprarão máquinas CNC a um custo de alguns milhares de dólares colocá-los em suas garagens e se conectar com outras máquinas CNC através de redes sociais. Portanto, se alguém precisa usar uma máquina CNC para criar algo, eles podem usar a rede para localizar uma máquina a poucos quilômetros de sua casa. A rede terá uma centena de garagens com máquinas CNC em todas as comunidades e as impressoras 3D em cada casa, daria acesso generalizado à tecnologia e, essencialmente, criar pequenas fábricas em todos os lugares .

Fundador e arquiteto de WikiHouse , Alastair Parvin explica perfeitamente " Estamos nos movendo para um futuro onde a fábrica está em toda parte , onde se você quer algo que você não necessariamente tem que comprá-lo , você pode baixá-lo, adaptá-lo ou imprimi-lo em casa. Se a fábrica está em todos os lugares,  a equipe de projeto é de todos . "

WikiHouse é uma parte muito importante dessa revolução industrial que está ocorrendo , tornando-se essencialmente possível imprimir uma casa. Na sua essência, WikiHouse é uma biblioteca de modelos 3D que são compartilhados sob uma licença creative commons. O objetivo é ter alguém para fazer o download desses arquivos , o que você pode efetivamente imprimir partes de um kit de construção de uma casa , semelhante a um kit de móveis IKEA . Para montar a casa impressa não será necessário ferramentas, exceto um martelo que é impresso junto com ele , e ele só tem um dia e duas ou três pessoas para construir a casa . É verdadeiramente extraordinário.

A beleza da coisa é que essa fabricação inovadora estará acontecendo ás margens, não há corporações, sem comando central. Tudo está sendo feito pelas comunidades , resultando na descentralização radical de fabricação. O poder é, seguramente, mudar para o indivíduo e para a comunidade.

Há um vídeo maravilhoso da Shapeways sobre a cultura de criatividade que está sendo cultivada a partir destas inovações na fabricação. Discute-se o quão incrível é ter uma idéia em sua cabeça trazida à vida como um objeto através de impressão 3D - essa capacidade nunca existiu antes .

Shapeways , explica: "Isto dá origem a toda uma nova maneira de resolver problemas. É sopro da mente para pensar que podemos construir algo hoje que era literalmente impossível ontem. "

 

Estamos na "década mais inovadora na história "

Vivek Wadhwa chama isso de " a década mais inovadora da história" , como testemunhamos tecnologias, como a impressão 3D e robótica , crescendo a taxas exponenciais e convergentes. Eles estão permitindo equipes pequenas para criar e inovar de uma maneira que antes era possível somente para grandes corporações e governos. Indivíduos e comunidades estão inovando por assumir o comando de seus próprios destinos, tirando partido das tecnologias disponíveis gratuitamente com perto de zero os custos de transação e aberto oportunidade de participar. Estamos inovando a uma velocidade sem precedentes e isso só o começo.

Com efeito , manufatura, cadeia de suprimentos e , essencialmente, a infra-estrutura de todo o mundo vai mudar . Não deixará de ser uma necessidade para o transporte de mercadorias do outro lado do planeta , resultando em uma menor emissão de carbono e muitos outros impactos positivos de sustentabilidade .

Como Denis vê o futuro da indústria onde a: "fabricação está sendo radicalmente democratizada. Ele está sendo descentralizado , por isso é em todos os lugares e barata disponível para o mundo. E então é hiper personalizado. Just in time , apenas no lugar, e só para mim. " Prepare-se.

 

*Lindsey LaManna é Social Manager de Inovação Empresarial da SAP Global

 

 

 

 

 

Postado por

Lindsey LaManna

em 11/11/2013 em Artigos

Para tornar sua experiência mais agradável usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o Portal ERP. Acesse nosso 'Termos de Uso e Política de Privacidade' para saber mais. Ao clicar em 'Aceitar', você consente com a otimização do site pelo uso de cookies.